Você busca por vídeos no Youtube quando quer aprender algo novo? Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center nos EUA mostrou que 87% dos entrevistados recorrem à plataforma como uma ferramenta de aprendizagem e consideram esta uma função muito importante.

As pessoas entrevistadas também afirmaram usar o site como uma forma de passatempo (68%) , como uma “ajuda” na hora da decisão de compra de um produto (55%) e como uma maneira de se manterem informadas e atualizadas sobre o que está acontecendo no mundo (53%).

youtube

Outro ponto abordado pelo estudo foi a importância do algoritmo na escolha do próximo vídeo a ser assistido. A grande maioria (81%) das pessoas entrevistadas disseram que costumam assistir aos vídeos sugeridos pelo Youtube na reprodução automática. A pesquisa constatou que a plataforma sugere vídeos cada vez mais longos quando percebe que o usuário aceita suas sugestões.

A mesma pesquisa também questionou pais e mães a respeito do uso do Youtube por parte das crianças. Entre os entrevistados, 81% dos pais disseram que deixam seus filhos assistiram ao Youtube livremente, embora o conteúdo seja recomendado para maiores de 13 anos. Neste caso, o mais indicado seria o Youtube Kids, um serviço específico para crianças.

 

Leia também: Projeto pretende regularizar a profissão de Youtuber no Brasil

 

 

 

x