Sabe aquele arquivo que você deletou de conversas do WhatsApp, mas deseja ter de volta? Com uma nova atualização do aplicativo, em breve será possível resgatar mídias excluídas dos aparelhos no período de três meses.

:: Leia mais: Guilherme Pintto propaga amor pela internet, pelos palcos do Brasil e agora em uma coleção de camisetas ::

Atualmente, o WhatsApp exclui os dados de conversas automaticamente após 30 dias e os arquivos só ficam disponíveis se estiverem salvos na memória do celular. Com o novo recurso será possível resgatar mídias que foram enviadas até três meses atrás.

Para recuperar os arquivos no WhatsApp, é muito importante que as conversas não tenham sido apagadas. Caso contrário, não será possível recuperar as mídias.

Também não vai ser possível recuperar arquivos mais antigos, como de agosto de 2017, por exemplo. Nesses casos, o WhatsApp envia uma mensagem informando que usuário deve solicitar o arquivo para quem o enviou, ao invés de recuperá-lo.

A atualização foi liberada para o versão do WhatsApp Beta nesta segunda-feira (16/04) e ainda não há previsão para o lançamento do novo recurso para a versão original do WhatsApp. Além disso, a funcionalidade até agora só chegou para usuários de Android.

Conforme o site de tecnologia Webetainfo, uma das justificativas pode ser o fato de que a pasta de armazenamento de arquivos no iOS não é facilmente acessível.E nesta época em que se fala muito sobre compartilhamento de dados, o site também ressalta que que os arquivos continuam com criptografia de ponta-a-ponta. Então não é preciso se preocupar, mesmo se o WhatsApp não tiver deletado as mídias de seu servidor.