Os vídeos de ASMR fazem cada vez mais sucesso no YouTube. Através dos estímulos provocado principalmente pelo som, eles provocam diferentes sensações nas pessoas. E é pensando nesses estímulos que as marcas estão apostando no ASMR para campanhas publicitárias.

:: Leia também: YouTube avisa quando tempo você passa assistindo vídeos ::

Imagine um frango frito sendo mordido. Ou então de uma embalagem de chocolate sendo aberta, apenas esperando para você comer. Só de pensar você já deve estar com vontade de comer! Agora imagine ver e ouvir isso tudo.

E é essa provocação de sentidos que as marcas desejam despertar ao utilizar o ASMR para a publicidade. Entre as que já utilizaram a técnica em parceria com youtubers estão Kinder Ovo, Ikea e KFC.

Além disso, outro ponto faz com que as empresas queiram apostar neste formato de vídeo para campanhas, é o aumento das buscas por ASMR no YouTube. De acordo com os dados do Google, o interesse pelo tema dobrou nos últimos dois anos.

O especialista em mídia da Ikea nos EUA Kerri Homsher disse em entrevista à BBC que “como esse conteúdo era um mercado inexplorado para marcas, não sabíamos o que esperar”.

A estratégia da Ikea deu certo: durante a campanha a empresa aumentou suas vendas em 4,5% nas lojas físicas e 5,1% na online. O vídeo de ASMR da marca viralizou e já tem mais de dois milhões de visualizações.

 

Como funciona o ASMR

ASMR é um termo em inglês que significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. A biologia explica que a técnica é capaz de causar sensação de formigamento sentida na cabeça ou no couro cabeludo.

Na internet, o ASMR se popularizou como uma forma de causar arrepios e relaxamento. Os youtubers se dedicaram a desenvolver sons para gerar essas sensações e os vídeos com ASMR foram uma explosão de sucesso no YouTube.

Billy Nascimento, especialista em neuromarketing da Forebrain, disse em entrevista ao site Meio & Mensagem que existem estudos para investigar se os estímulos de ASMR podem ajudar em casos de depressão e ansiedade.

 

Vídeos de ASMR no YouTube Brasil

No Brasil, o maior canal que produz vídeos de ASMR é o Sweet Carol, com mais de 850 mil inscritos. A youtuber Mariane Carolina Rossi estimula o público através de sons para induzir o sono e relaxamento.

O canal Gaúcha ASMR também é muito popular no YouTube e já conta com mais de 370 mil inscritos. Também se dedicam à técnica os canais ASMR Adlipe e Sabrina ASMR.

Para Cauã Taborda, gerente de comunicação do YouTube para a América Latina, os vídeos de ASMR produzidos por canais brasileiros estão com cada vez mais visualizações, o que mostra que há uma demanda crescente sobre o assunto.

Ele ainda salientou ao site de Meio & Mensagem que os criadores estão cada vez mais investindo em captação e edição paro os vídeos.