Pode ser que seu número de seguidores no Twitter diminua nos próximos dias! Mas pode ficar tranquilo, pois esta é uma ação da própria plataforma que irá remover contas desabilitadas da contagem de seguidores de perfis do mundo todo. O objetivo é fazer com que o Twitter seja mais confiável para o debate público, com contas ativas e perfis reais.

:: Leia mais: YouTube lança ferramenta para proteger direitos autorais dos criadores de conteúdo ::

 

Quais são as contas desabilitadas no Twitter

Quando uma conta do Twitter tem mudanças de comportamento repentinas, o Twitter limita suas funcionalidades, desabilitando-a. Isso acontece, por exemplo, quando um perfil envia muitas menções a contas que não o seguem de volta ou quando os tweets contêm links enganosos.

Em seguida, o Twitter entra em contato com quem criou esta conta para confirmar se a mesma ainda está sendo controlada. Se não houver uma resposta, a conta continua desabilitada. Essa ação faz com que o perfil não possa tweetar ou ver anúncios na plataforma.

 

Diminuição no número de seguidores

O que vai mudar a partir de agora é que estas contas desabilitadas, que antes apareciam na contagem de seguidores, não serão mais contabilizadas.

Para o Twitter, a contagem de seguidores é uma das funcionalidades mais visíveis na plataforma e que frequentemente está associada à credibilidade das contas.

A diminuição será proporcional ao número de seguidores de cada perfil. Muitas pessoas vão perceber que perderam quatro ou menos, enquanto outras podem ter quedas maiores no número de seguidores.

O Twitter entende que isso pode ser difícil para alguns usuários, mas acredita que com essa curadoria a plataforma se torne mais confiável para a conversa.

Nos próximos dias as mudanças serão mais significativas, mas a contagem de seguidores deve mudar regularmente por conta do trabalho contínuo do Twitter para identificar contas suspeitas.