A briga entre Tati Westbrook, youtuber e fundadora da marca Halo Beauty, e James Charles, um dos maiores youtubers de beleza do mundo, parou a internet no final de semana. A treta toda começou por causa de uma publi do James para uma marca concorrente da amiga.

Parece besteira, mas a história toda é bem mais polêmica. James se aproximou de Tati há alguns anos por ser muito fã da YouTuber que servia de inspiração para ele. Foi aí que os dois viraram super amigos. Ela era como uma mentora e o ajudou a ficar famoso na internet. James participou de diversos vídeos de Tati que, no início, tinha um canal bem maior e frequentava a casa dela como alguém da família. Inclusive, o marido de Tati, que é empresário, que o ajudou a conseguir vários contratos.

Se você conhece James, sabe que ele já se envolveu em algumas polêmicas por aí e logo depois do Coachella surgiram diversos boatos de que ele estava namorando, tudo por conta de umas fotos que viralizaram na internet. Ele chegou a desmentir e tweetar que Gage, que aparecia nas fotos, se aproveitou da fama dele. Os fãs acharam o instagram do boy e não economizaram nas ofensas. E aí surgiram novas polêmicas, Gage publicou dois vídeos contando sobre o assédio que sofreu de James e até publicou vários prints de conversas entre os dois.

Lembra quando falamos que a Tati é fundadora da Halo Beauty? Então, a marca produz umas cápsulas de vitaminas que ajudam na pele, cabelo e unhas e ela já havia convidado o amigo para fazer umas publis. James sempre justificou que o público dele era muito jovem e acreditava que não era legal falar sobre as tais cápsulas. Até aí tudo normal e sem tretas.

Mas o que acontece é que James, também durante o Coachella, disse ter sido assediado e que passou vários perrengues por lá. E adivinha quem o ajudou? Os seguranças da marca Sugar Bear Hair, concorrente da ex-amiga. Oito dias depois do festival o maquiador contou a história toda no stories do instagram e, sim, rolou publi falando da tal pílula que não era para o público dele. Isso sem nem conversar com a amiga antes.

Tati ficou super mal quando viu tudo e, na emoção, postou alguns stories chorando enquanto falava sobre o assunto. Depois de ser criticada até por alguns amigos de James, postou um vídeo com mais de 40 minutos no canal do YouTube contando todos os bastidores da amizade e falou até sobre assédio do youtuber com outros caras.

Depois desse babado todo, até o momento em que escrevíamos esse post James já havia perdido quase 3 milhões de inscritos, enquanto Tati já estava com 3 milhões de inscritos a mais. E esse ganho e perda de inscritos tá rendendo tanto que a Social Blade mostra ao vivo o número de inscritos dos canais.

Alguns criadores de conteúdo aqui do Brasil também comentaram o assunto. Karen Bachini fez um vídeo contando a treta toda em detalhes. Já Danilo (Lorelay Fox) aproveitou a polêmica para falar sobre assédio entre gays, tema que considera pouco discutido na comunidade LGBTQIA+.

Isso tudo reforça a importância do perfil do criador de conteúdo e o que ele faz fora do YouTube. Afinal, o público busca muito mais do que apenas vídeos.

E o que você achou dessa treta toda? Marque @criadoresid no Twitter para nos contar.