O Google lançou esta semana sua própria plataforma de jogos. A “Stadia” é um serviço de streaming que pretende levar games para qualquer dispositivo instantaneamente, direto do navegador.

Se antes estes jogos exigiam um hardware bastante avançado para rodar, agora eles poderão ser iniciados por meio do Google Chrome em cerca de cinco segundos.

O uso de consoles se torna dispensável para fazer as transmissões simultâneas. O Stadia vai funcionar em desktops, smartTVS, smartphones e tablets. Assim, vai ser possível jogar alternando e continuando o jogo em qualquer um dos dispositivos.

 

 

Um dos vice-presidentes do Google, Phil Harrison, chamou Stadia de “um lugar para todas as maneiras de jogar”. E explicou a escolha da palavra “lugar”: o futuro dos games não está mais num console, mas em qualquer lugar. “O Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos, sem a necessidade de downloads ou instalações”, completou Harrison.

 

Um diferencial da Stadia é a jogada multiplataforma que permite vários desafios multiplayer. O jogador pode compartilhar o momento exato em que está no jogo com outros jogadores – o chamado State Share. Assim, torna-se fácil para outros gamers se juntarem à partida.

 

O Google confirmou que a Stadia conseguirá transmitir jogos em 4K a 60 quadros por segundo em HDR e som surround em uma conexão de 25 Mbps. Por enquanto, ela vai rodar apenas em conexões WiFi ou de cabo.

 

A Stadia vai chegar ao mercado ainda em 2019 na Europa, EUA e Canadá. Ainda não há previsão de quando será lançada no Brasil.

 

Junto com o lançamento da plataforma, o Google também lançou o Stadia Controller, compatível com PCs, tablets e TVs, e o Stadia Games and Entertainment, a divisão que vai administrar a plataforma.

stadia

 

Leia também: PewDiePie e T-Series disputam o trono de maior canal do YouTube