Conheça o primeiro Smartwatch para cegos

Uma start up coreana apresentou o protótipo de um relógio inteligente chamado Dot, que possui suas funcionalidades em braile.
smartwatch para cegos

Apesar de ainda não terem popularizado, os smartwatches oferecem uma oportunidade para empresas se destacarem com projetos inovadores. Uma start up coreana apresentou o protótipo de um relógio inteligente chamado Dot, que possui suas funcionalidades em braile. O eletrônico tem 24 pinos e exibe até quatro caracteres por vez.

O dispositivo poderá ser usado para leitura de documentos e emails recebidos, como GPS, despertador, notificações e, claro, para informar as horas. A empresa acredita que é uma forma mais conveniente para deficientes visuais terem acesso às notificações, já que a grande parte dos produtos voltados para esse público trabalha com efeitos sonoros. Com o Dot, é possível ter acesso ao aparelho sem a necessidade de fones de ouvido.

Por ser um aparelho que demanda mais desempenho, a bateria do Dot tende a durar menos que um smartwatch tradicional. Porém, isso não significa que haverá muitas recargas, a média é que a bateria de um Dot dure até 10 horas com uma carga completa. O preço também é um atrativo para a popularização do aparelho. Enquanto um dispositivo personalizado em braile custa cerca de 2 mil dólares, um Dot entrará no mercado custando 300 dólares.

O projeto ainda está em fase de captação de recursos e necessita de um investimento de 1 milhão de dólares para começar a lançar o dispositivo para vendas.