Shadowban é um dos maiores medos dos criadores de conteúdo que buscam ampliar seu alcance e engajamento no Instagram. O termo em inglês é utilizado para definir quando os posts deixam de aparecer nos feeds das hashtags que o usuário usou, na aba explorar e tem o alcance das postagens reduzidos para a audiência que segue o perfil. Isso acontece devido a algumas práticas que a rede social não aprova.Veja como evitar que seu Instagram caia no shadowban!

 

Passo 1:  Vale a pena usar automação e bots? Posso comprar seguidores? A resposta é não!

A rede social busca o engajamento e interação real. Por isso, condena ao shadowban quando a pessoa faz o uso de ferramentas que realizam ações como curtir e comentar em fotos pelo perfil do usuário.

O Instagram descobre quando a pessoa está utilizando essa prática porque normalmente essas ferramentas são de outros países. Então, é detectado que uma ação foi feita por um IP, por exemplo, na China, e em seguida você está navegando no aplicativo com seu IP no Brasil.

 

Passo 2: Evite realizar ações em grande volume para evitar o shadowban

Quando você começa a seguir ou deixa de seguir um número muito grande de perfis isso também é sinal de alerta para o Instagram. Isso porque, para a rede social, existe uma chance de que a atividade seja realizada por robôs. Também pode levar ao shadowban as ações de curtir e comentar em um número de posts muito acima do usual.

:: Leia também: Agora você pode compartilhar séries da Netflix nos Stories do Instagram! ::

 

Passo 3: Confira se as hashtags não estão banidas

Para saber se uma hashtag está banida do Instagram e não irá mostrar seus posts é fácil. Basta pesquisar a hashtag dentro do aplicativo e verificar se aparece a aba “recentes”. Caso só mostre “mais relevantes” é porque a hashtag foi banida. Essa ação pode ser apenas temporária.

 

Passo 4:  Não use sempre as mesmas hashtags ou um número muito grande delas

Quando o usuário utiliza sempre o mesmo pack de hashtags, o Instagram pode detectar como spam. Para evitar o shadowban, varie as hashtags e use aquelas que realmente tem  ver com o conteúdo do seu post.

O indicado é usar cerca de cinco hashtags. Com as últimas mudanças do algoritmo, volumes muito grandes de hashtags nos posts também são suspeitos.

 

A maior dica é: seja autêntico. Busque o engajamento através de uma interação real e honesta. O Instagram não tem porque punir quem produz conteúdo de qualidade e segue as regras da comunidade. Leia as diretrizes do Instagram para evitar o shadowban e outros problemas com a plataforma.