Semana #YouTubeNegro traz debate sobre questões raciais para a internet

O YouTube Brasil, buscando incentivar a discussão racial na plataforma, lançou em parceria com criadores de conteúdos a semana #YouTubeNegro.
youtube negro

O YouTube Brasil lançou em parceria com criadores de conteúdos a semana #YouTubeNegro, buscando incentivar a discussão racial na plataforma. Durante a semana serão postados vídeos diariamente com debates raciais até o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Em um evento especial realizado no YouTube Space São Paulo, no dia 12 de novembro, representantes da cultura negra dentro da plataforma como Nátaly Neri, Ana Paula Xongani, Xan Ravelli e a cantora Elza Soares se reuniram com outros criadores para trocar experiências sobre vídeos e fomentar o debate sobre a negritude dentro do YouTube. Houve participação internacional do youtuber Sam Saffold (/SuperSamStuff), que compartilhou como é ser um criador negro em Londres e quais as principais características da comunidade de criadores na Inglaterra.

A porta-voz do projeto #YouTubeNegro no Brasil é a youtuber Nátaly Neri, do canal Afro e Afins. A criadora é conhecida dentro da plataforma por levantar assuntos envolvendo suas vivências, moda e beleza negra. Recentemente esteve em Londres, a convite do YouTube, para participar de um debate internacional sobre a diversidade na plataforma. Para a semana especial de conteúdo negro, Nátaly fez vídeos com colaborações de Ph Cortes (/Phcortesmotta1), Magá Moura (/magamagavilha), Tássia Reis (/tassiareisoficial), Ana Paula Xongani (/xonganiartecomtecido) e Sá Ollebar (Preta Pariu).

O YouTube vem trabalhando para que cada uma das ações possam aumentar a representatividade de vozes que merecem ser ouvidas. Entre as campanhas realizadas em 2016, Mulheres Criadoras fez com que youtubers mulheres se reunissem para falar sobre a representatividade feminina na plataforma e #OrgulhodeSer incentivou a celebração e expressão dos criadores LGBT.