primeiro vídeo do YouTube, intitulado “Me at the zoo”, foi publicado no dia 23 de abril de 2005 por um dos cofundadores da plataformas. Sim, o YouTube ainda é um garoto, que completa hoje 13 anos. De lá pra cá, o serviço se popularizou e cresceu em estrutura, conteúdo e valor.

:: Leia mais: EarthNow vai oferecer imagens em tempo real de todo o mundo ::

São apenas 18 segundos que marcam o início da plataforma. É esse o tempo total do primeiro vídeo publicado no YouTube, feito por Jawed Karim de maneira informal e com baixa qualidade de som e imagem.

“Me at the zoo” tem mais de 48 milhões de visualizações e mostra, basicamente, Jawed Karim falando sobre elefantes enquanto está parado em frente aos animais. Foi gravado no Zoológico de San Diego, na Califórnia (EUA).

Mal sabia ele que, ao publicar o vídeo, começaria uma revolução no mercado de entretenimento digital. Não havia serviço semelhante ao YouTube antes do surgimento da plataforma.

O YouTube foi a primeira plataforma a monetizar seus criadores de conteúdo e hoje, além de permitir que qualquer usuário poste vídeos, deu origem a um novo mercado audiovisual.

Como surgiu o YouTube que conhecemos hoje

Os três nomes por trás da criação do YouTube são Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Os três jovens empreendedores, até então, eram funcionários do PayPal.

Em uma entrevista à revista Fortune, em 2006, Chad Hurley disse que a ideia de criar o YouTube surgiu pela vontade dos amigos em compartilhar os vídeos que produziam por diversão.

Ele contou que em um jantar, em janeiro de 2005, eles produziram arquivos audiovisuais e quiseram compartilhar entre si. Por serem vídeos pesados, demorava muito para enviá-los por e-mail.

Os três amigos pensaram, então, que deveria existir uma forma mais fácil de fazer isso e começaram a desenvolver a plataforma.

O domínio do YouTube foi lançado oficialmente em fevereiro de 2005 e o site foi sendo desenvolvido nos meses seguintes. Em maio do mesmo ano foi apresentado ao público. Confira abaixo a imagem do primeiro layout do site (fonte: InternetArchive).

No ano seguinte, em 2006, o YouTube foi eleito a melhor invenção do ano pela revista Time. Em outubro daquele ano foi comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

O primeiro vídeo com 1 milhão de visualizações

Não muito tempo após o lançamento do YouTube, a marca de um milhão de visualizações em um vídeo já estava sendo batida. Foi uma propaganda da Nike com o jogador Ronaldinho, publicada em 2005.

A marca retirou o vídeo do ar, mas em 2015 publicou novamente em seu novo canal para comemorar os dez anos da data.