Na noite desta quarta-feira (23/11), a youtuber Vitória Moraes, mais conhecida como Viih Tube, teve seu canal deletado devido às denúncias massivas dos haters. O YouTube justificou que a ação se deu por conta das numerosas reivindicações sobre violação de direitos autorais. Até o momento, Viih Tube ainda não comentou o episódio nas redes sociais. O canal já voltou para o ar depois do YouTube perceber o ocorrido.

canal-da-viih-tube-foi-deletado

O YouTube vem trabalhando cada vez mais forte na questão de direitos autorais, incentivando que vídeos que possuem material sem licença para uso sejam denunciados na plataforma. Sempre foi proibido postar conteúdo utilizando imagens ou áudio com direitos autorais protegidos e qualquer canal que viole a regra está sujeito a punição. O YouTube tira os vídeos do ar quando há uma reivindicação e, após três notificações sobre a conduta indevida, os canais podem ser excluídos. A reivindicação de conteúdo com propriedade protegida pode se dar tanto através do sistema de Content ID da plataforma, que rastreia os arquivos postados, quanto por denúncias de usuários.

A Viih Tube envolveu-se recentemente em uma grande polêmica ao postar no Snapchat um vídeo em que cuspia na boca de seu gato. O caso teve grande repercussão na internet e a criadora foi alvo de críticas e acusação de maus tratos. No início da tarde, o YouTube percebeu que muitos usuários haviam se mobilizado para denunciar os vídeos do canal da Viih Tube alegando que violavam os direitos autorais, contendo, por exemplo, músicas protegidas ou trechos de vídeos de terceiros. Após a reivindicação, Viih Tube recuperou o canal.