Atualização: 14/2/2019 – às 14h

Na manhã de quarta-feira (13), diversos usuários do Instagram manifestaram indignação ao perceber uma queda repentina em seu número de seguidores. Ao que parece, a plataforma removeu aleatoriamente quantidades expressivas de followers tanto de usuários comuns, quanto de celebridades como a cantora Anitta.

Alguns usuários do Instagram também relataram que deixaram de seguir vários perfis da rede social de forma involuntária.

“Eu perdi 700 seguidores, tudo bem, mas por que eu deixei de seguir mais de 40 pessoas ?????”

Durante a manhã, a empresa disse estar consciente da situação e trabalhando para resolvê-la o mais rápido possível. Na noite do mesmo dia, a nota foi atualizada, comunicando que equipe estava “trabalhando duro” para fazer as coisas voltarem ao normal, com expectativa de resolver o problema até as 9h de quinta-feira (14).

Impacto em perfis famosos

O perfil da cantora Anitta, um dos maiores do Brasil, teve uma queda gigante de terça-feira (12) para quarta-feira. De acordo com os dados do site Social Blade, a conta perdeu 564 mil seguidores. Confira o gráfico:

instagram

Porém, a promessa do Instagram aparentemente foi cumprida: Anitta e outras celebridades recuperaram o número de followers na manhã desta quinta-feira. Veja os registros que mostram a queda e a retomada no número de seguidores da cantora:

Caça aos fakes

Em novembro do ano passado, a rede social anunciou uma “caça aos fakes”. Milhões de seguidores e likes falsos foram identificados e removidos da plataforma, reduzindo assim os dados produzidos artificialmente. A diferença é que desta vez, aparentemente, seguidores reais foram removidos.