Nessa semana acontece a F8, conferência anual onde Mark Zuckerberg e os desenvolvedores do Facebook se reúnem para anunciar as principais novidades nos aplicativos da empresa. As mudanças do Instagram que viralizaram foram finalmente confirmadas nesta terça-feira (30) e o fim dos likes é real, ou pelo menos por enquanto. Além disso o Instagram Shopping vai ser testado no perfil de criadores e a câmera do stories também sofre mudanças.

Semana passada o meio&mensagem publicou uma matéria em que uma fonte do portal The Verge negou o teste do fim de likes no Instagram, mas hoje foi confirmado pela própria equipe da plataforma e deve começar ainda essa semana no Canadá. Segundo a agência de notícias O Globo, o objetivo do Facebook é diminuir a pressão pelo número de likes e colocar o conteúdo em primeiro lugar. A informação inicial é de que todos continuariam tendo acesso ao número de likes das suas publicações, mas isso não seria público. O número de curtidas ainda é uma métrica importante na negociação entre criadores e marcas, mas com o anúncio do Instagram isso deve mudar em breve.

Instagram Shopping para criadores

Outra novidade é o Instagram Shopping para criadores, que já começa a ser testado na próxima semana com algumas influenciadoras como Kim Kardashian, Chiara Ferragni, Kylie Jenner e até a brasileira Camila Coelho. No início do ano Mark Zuckerberg já havia anunciado a vontade de desenvolver o Shopping em 2019 e essa é a principal mudança anunciada.

Em nota divulgada, o Instagram diz que hoje os criadores recebem inúmeras mensagens sobre as roupas que usam, por exemplo, e isso pode ser resolvido com apenas um clique dentro da plataforma, o que daria mais tempo para os influenciadores compartilharem o que pensam e deixaria os seguidores felizes também. Pensando em publicidade, a marca divulgada e o criador receberão um relatório para que possam entender melhor a performance dos posts. Ainda não há data para lançamento global, mas já estamos ansiosos.

Mudança nos stories

Há algum tempo sem atualização, a câmera do stories também receberá melhorias e uma mudança de design, incluindo um modo de criação que vai facilitar a postagem de stories sem foto ou vídeo. Segundo o Instagram, a nova câmera tornará o uso de ferramentas como efeitos e stickers ainda mais fácil para que os usuários possam se expressar mais livremente.

Opiniões divididas

No Twitter o assunto já viralizou e divide opiniões, a Isabela Freitas já se posicionou mas queremos a sua opinião também, o que você achou das mudanças anunciadas pelo Instagram? Conte para gente pelo Twitter marcando @criadoresID