Nos dias 01 e 02 de maio foi realizada a Facebook F8 2018, uma conferência para desenvolvedores do Facebook em San Jose, EUA.

Entre as principais novidades está o Dating, uma nova ferramenta similar ao Tinder, e o compartilhamento de Stories direto de outros aplicativos.

:: Leia mais: Emoji de arma de fogo é substituído em dispositivos Android ::

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, abriu o evento com um discurso sobre a responsabilidade de desenvolver ferramentas poderosas e, ao mesmo tempo, garantir que sejam utilizadas para o bem.

A fala de Mark Zuckerberg se relaciona diretamente com o momento em que o Facebook está passando devido às acusações de uso irregular de dados privados dos usuários.

Confira as principais novidades anunciadas para as plataformas:

 

Facebook

Uma das novidades é o Limpar Histórico, que vai permitir que os usuários vejam os sites e aplicativos que enviam informações para o Facebook e excluam esses dados de suas contas.

Também vai ser possível desativar a capacidade destes sites e aplicativos armazenarem as informações de perfis no futuro.

O Facebook também anunciou o Dating, um recurso parecido com o Tinder para o aplicativo. A novidade aproveita o que já existe na plataforma para descobrir interesses parecidos por meio de grupos ou eventos.

Fonte: Divulgação/Wired

 

A discrição e privacidade, segundo o Facebook, estão garantidas. Isso porque o perfil do Dating será exclusivo e o que for feito dentro do recurso não será compartilhado com os amigos.

Tanto o Limpar Histórico quanto o Dating não têm data de lançamento prevista.

 

Instagram

A plataforma está cheia de novidades! A começar pelo Stories, que ganhou recursos para facilitar o compartilhamento diretamente de outros aplicativos.

Por exemplo, a partir de agora vai ser possível compartilhar a música que você está ouvindo no Spotify apenas apertando o botão de compartilhamento do aplicativo.

O conteúdo vai ser diretamente enviado ao aplicativo do Instagram e você poderá editar, colocar na sua história ou enviar por Direct.

Não é necessário conectar a conta do Instagram a outros aplicativos para compartilhar no Stories.

Os Efeitos de Câmera também foram aprimorados e agora será possível transformar vídeos e fotos com filtros, estilos de texto e adesivos.

Se você vir um efeito em um Stories e deseja testá-lo, basta clicar em “experimentar”.

 

O Instagram também ganhou o recurso do bate-papo em vídeo. Nas próximas semanas o recurso deve ser liberado para conversas individuais e em pequenos grupos.

Para iniciar uma conversa por vídeo, é só tocar no ícone da nova câmera na parte superior de uma conversa no Direct.

A conversa pode ser mantida por quanto tempo quiser e você pode fazer outras coisas no Instagram enquanto a conversa estiver rolando, basta minimizá-la.

Por fim, foram anunciadas novidades na ferramenta Explore, que agora será organizada em temas. O Explore segue indicando conteúdo personalizado com os interesses do usuário.

Whatsapp

A maior novidade para a ferramenta são as chamadas em grupo, que estarão disponíveis nos próximos meses. Em breve também será possível colocar stickers (adesivos) nas mensagens.