Depois de viralizar na internet e dividir as opiniões do público com as mudanças do Instagram e a polêmica do fim dos likes, Mark Zuckerberg e equipe anunciaram novidades para o Facebook. Durante a F8, conferência onde a empresa divulga as mudanças nas plataformas, Zuckerberg revelou alterações de design e estrutura no Facebook e deu mais detalhes sobre a unificação dos aplicativos de mensagem, que já é notícia desde o início de 2019.

Atualização no aplicativo

Uma das novidades anunciadas é a nova versão do aplicativo que está disponível para alguns usuários da rede. O app perdeu a cor azul e o ícone “F” foi atualizado, essa é a maior mudança estética dos últimos anos no Facebook. A versão desktop deve ser atualizada nos próximos meses.

Grupos

Durante a F8 foi reforçado um novo posicionamento, onde o Facebook deixa de ser uma rede de divulgação de notícias e se torna um lugar para se conectar com amigos. A proposta é semelhante ao que já acontecia no início da rede e até foi comparada com o Orkut. No início de 2019, Zuckerberg havia soltado alguns spoilers e agora é oficial, os grupos são mais fortes no Facebook. Além de posição de destaque no app, você vai poder publicar em grupos direto da página inicial, semelhante às atualizações de status.

Para os criadores, essa é uma mudança importante na criação de comunidades. A youtuber Maíra Medeiros já possui o grupo “Nunca Te Pedi Nada, Maíra” desde 2017, onde membros e fãs da criadora de conteúdo compartilham desabafos, memes e até pedidos de casamento.

Messenger e WhatsApp

Os aplicativos de mensagens também estão com novidades e, segundo Zuck, o Messenger vai se tornar mais rápido e confiável. Outra novidade é o aplicativo para desktop que vai permitir ligações de vídeo em grupo e assistir a vídeos junto com os amigos. Com foco business, as empresas poderão criar anúncios que levem os usuários para um questionário no Messenger. Já no WhatsApp, você vai conseguir ver o catálogo da marca em uma conversa.

A tão esperada unificação das plataformas de mensagens também foi citada e deve acontecer em breve.

Algumas dessas novidades já eram bem esperadas e Zuckerberg já havia até comentado sobre algumas. Estamos ansiosos para essa nova fase do Facebook! Qual dessas atualizações você mais espera? Conta pra gente no Twitter marcando @CriadoresID