Uma nova regra do YouTube permitirá, a partir do dia 10 de dezembro deste ano, a exclusão de contas que não gerarem receita publicitária suficiente. A plataforma atualizou seus termos de serviço e na seção “Suspensão e Encerramento de Contas” explicou as novas condições.

Segundo o termo, “O YouTube pode encerrar o seu acesso ou o acesso da sua conta do Google a todo ou parte do Serviço se o YouTube acreditar, a seu exclusivo critério, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável”.

A mudança implica atenção especial dos criadores de conteúdo, que podem ter seus canais excluídos a qualquer momento caso não sejam considerados lucrativos o bastante. Outros serviços do Google, como email e álbum de fotos também poderão ser deletados.

Desde semana passada a plataforma tem enviado um email aos usuários alertando-os sobre a atualização dos termos. Ainda assim, a nova regra do YouTube tem sido alvo de muitas críticas. Esta é a terceira vez que a plataforma altera sua política de uso em 2019.

Ainda não está claro se a nova regra da plataforma servirá apenas os criadores de conteúdo ou se os usuários espectadores serão afetados.

 

Leia mais: Estudo revela maiores interesses dos brasileiros no YouTube