A youtuber e jornalista Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!, lançou na última quarta-feira (15) o movimento Me Poupe Amigos da Educação Financeira (MPAEF) durante uma live em seu canal.

A proposta do movimento é ser porta-voz de iniciativas de educação financeira no país, reunindo empresas e organizações públicas e privadas em torno do tema.

Uma das primeiras missões é divulgar a agenda da Semana ENEF, a Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa pública coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

No lançamento do movimento, Nathalia incentivou seu público e outros influenciadores que atuam na área de empreendedorismo e finanças, a compartilharem conteúdos com a hashtag #VemProMPAEF.

Após a live, já era possível identificar centenas de comentários no perfil de Instagram de grandes bancos. A proposta é que instituições financeiras coloquem o logo do MPAEF em suas home pages para divulgar a Semana ENEF.

Como parte da programação, vão ser realizadas lives de segunda a sexta dentro do canal Me Poupe! com a temática “Educação Financeira para Jovens”. Confira a programação:

20/05: Educação financeira é coisa de criança?
21/05: O BE-A-BA do Tesouro Direto: você precisa entender isso agora!
22/05: NATH NA ESCOLA: como juntar o primeiro milhão começando hoje?
23/05: Lições sobre Educação Financeira: o que elas estão fazendo?
24/05: O que uma menina de 13 anos sabe sobre dinheiro que você também tem de saber?

Alto impacto

Além do canal, com 3,5 milhões de inscritos, um de seus projetos é o livro Me Poupe!, que ficou em primeiro no ranking das publicações nacionais mais vendidas em 2018.

Segundo Nathalia, ao menos 12 milhões de pessoas já foram impactadas por mês pelo seus trabalhos, incluindo o canal no Youtube, site, livro, redes sociais, programa de rádio e podcast. Isso corresponde a 6% da população brasileira.

A jornalista conta que sua meta pessoal era atingir 3% até 2022. Como esse número foi superado rapidamente, decidiu ir além e lançar a campanha MPAEF.

Primeiro reality de finanças no YouTube

Outro projeto lançado por Nathalia foi o reality show Me Poupe!, lançado em 2018 no Youtube em 2018 para ajudar pessoas endividadas a melhorarem suas vidas por meio da educação financeira. Já são duas temporadas, de dois episódios cada.