Os produtores de conteúdo na internet cativam os fãs de uma maneira muito diferente do que as celebridades tradicionais. Por conta da proximidade e identificação, o público se sente à vontade para se inspirar nos influenciadores, uma vez que eles têm uma realidade muito parecida com a de seus seguidores. O mercado publicitário soube aproveitar isso através do marketing de influência.

:: Leia mais: Influenciadores digitais estão entre as principais fontes de informação para compras de produtos ::

Entre os diferentes níveis de alcance dos produtores de conteúdo, existem os micro influenciadores. São perfis menores, com entre dois e 100 mil seguidores nas redes sociais, que se comunicam com um público com interesses em comum.

Eles expõem suas opiniões sem objetivos comerciais e, por conta disso, atraem uma audiência que curte o mesmo tipo de conteúdo. E as marcas podem ter um ótimo retorno ao investir nos micro influenciadores.

 

O engajamento dos micro influenciadores

Um dos pontos positivos ao investir nos micro influenciadores é o engajamento. Proporcionalmente, eles têm seguidores mais engajados e interativos. Isso porque, mesmo em menor número, os fãs são super interessados no conteúdo desse tipo de criador e mantém uma relação mais próxima com eles.

Uma pesquisa da HelloSociety apontou que os perfis que possuem uma audiência menor e com assuntos mais direcionados possuem 60% mais engajamento que contas super populares.

Outro levantamento, feito pela Squid, plataforma especializada em micro influenciadores, que revelou que quanto mais seguidores, o engajamento do influenciador diminui.

Na análise, perfis com menos de mil seguidores apresentaram taxa de engajamento de 7,8%. Enquanto isso, os que possuíam entre 10 e 50 mil seguidores registraram taxa de engajamento de 2%.

Da favela pro mundo ✨ obrigada pelo convite @cosmopolitan.br @crisnaumovs @doritosbrasil #escutevozderainbow ?❤

Uma publicação compartilhada por Luci (@lucigoncalvesa) em

 

Conteúdo direcionado

Por ter uma base de seguidores com um perfil parecido com o seu, os micro influenciadores conseguem produzir conteúdo direcionado. Isso é uma vantagem para as marcas, uma vez que elas podem investir em um público realmente interessado naquele tipo de produto.

Por exemplo: se uma marca de comidas fitness associar seus produtos a uma celebridade com milhões de seguidores, pode ser que a maioria deles nem dê atenção ao post. Mas se divulgarem os mesmos produtos em um micro influenciador que produz conteúdo sobre esse segmento, a tendência é que a maioria dos seguidores se interesse.

 

Perfis mais acessíveis

Perfis de maior alcance costumam cobrar valores maiores para campanhas. Os micro influenciadores geralmente são mais acessíveis e muitas vezes se dispõe a fazer acordos com as marcas. Nesses casos, é importante tanto para o influenciador quanto para a marca ficarem atentos às condições para ninguém ter seu trabalho desvalorizado.

Para aumentar o alcance, as marcas geralmente trabalham com mais de um micro influenciador. Mesmo assim, o investimento é menor em comparação ao perfil de uma única celebridade.