Segundo a nova edição da pesquisa TIC Educação, 52% dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas brasileiras utilizam celulares e a proporção é a mesma tanto em públicas quanto particulares. Na pesquisa foram consultadas 1.106 escolas, 935 diretores, 922 coordenadores pedagógicos, 1.854 professores e 11.069 alunos até o segundo ano do ensino médio. O período de coleta de entrevistas foi entre agosto e dezembro de 2016. 

:: Influenciadores digitais: 93% dos posts de publicidade estão fora dos padrões exigidos ::

Segundo o estudo, 27% dos alunos entrevistados acessam a Internet no celular por meio da rede móvel. Para 11%, o meio de acesso é utilizar a rede 3G ou 4G de outra pessoa. E somente 8% utilizam o Wi-Fi da escola. Vale notar que este percentual do uso do Wi-Fi é maior na Região Sul (16%) e em escolas particulares (17%). As instituições privadas ainda têm um percentual maior de alunos usuários de 3G/4G (31%), e de alunos que pegam a rede móvel emprestado (15%).

Os indicadores da pesquisa realizada pelo TIC, também informou quais são as redes sociais mais utilizadas pelos estudantes. Tanto o Facebook quanto o Whatsapp possuem quase a mesma quantidade de usuários em todos as faixas da pesquisa, chegando a 93% de adesão com alunos do ensino médio. 

:: Sarahah: o novo aplicativo de mensagens anônimas que virou febre! ::