Youtuber italiano lança livro falando sobre como é ser filho de um mafioso

Marco Leonardi é um youtuber italiano lançou um livro em que fala sobre a relação com seu pai que está preso suspeito de participar da máfia italiana.

Marco Leonardi é um youtuber da Itália e recentemente chamou a atenção da mídia após falar abertamente em seu livro sobre a relação com seu pai, que está preso suspeito de participar da máfia italiana. O que mais chocou a todos foi que Marco nunca havia falado sobre isso até então.

O livro se chama “Il Web Mi Ha Tolto Dalla Strada” (em português “A Web Me Afastou da Estrada”) e fala sobre a vida fácil durante a infância, a prisão de seu pai, os problemas escolares e a ascensão como ídolo social.  Na biografia, Marco conta que é filho de Francesco Leonardi, condenado por associação mafiosa e preso em abril de 2013, durante a operação Fiori Bianchi 2 (Flores Brancas 2). Trata-se de uma ação que levou à prisão 77 membros do grupo mafioso Santapaola-Ercolano, para o qual foram pedidos, ao todo, 503 anos de prisão.

Em entrevista para a BBC, Marco contou que não sente vergonha de seu pai. No livro, o youtuber admite os erros do pai, porém, o defende. “Meu pai pode parecer um criminoso, que vive de roubos e coisas do tipo. Eu não digo o contrário. Ele cometeu muitos erros, mas nunca fez mal a ninguém, nunca usou armas

Esta não foi a primeira prisão do pai de Marco. Francesco Leonardi já havia sido preso por assalto duas vezes: na primeira vez foi condenado a dois anos e oito meses; e na segunda a dois anos. Na Itália, ser acusado de associação mafiosa é um crime muito grave. O simples fato de pertencer a uma máfia pode levar a penas de 10 a 15 anos de prisão. Este é o resultado de uma legislação que se adaptou em resposta às frequentes ações das organizações criminosas. O pai de Marco chegou a receber da Promotoria Italiana uma sentença de 12 anos de prisão, por ser associado à máfia, porém, foi condenado a ficar cinco anos e quatro meses em cárcere.

O youtuber conta que a prisão de seu pai fez com que se sentisse deprimido, a ponto de não conseguir interagir e ter que abandonar a escola. Assistentes sociais queriam colocá-lo num centro de reabilitação, quando então ele descobriu o mundo das redes sociais. Em 2015, ele  gravou seu primeiro vídeo. Os resultados chegaram em três dias: 60 mil visualizações e três mil curtidas. Em seguida, os vídeos se multiplicaram, entre imitações, desafios e brincadeiras.

O livro de Marco foi lançado nas livrarias mais importantes de Milão no dia 18 de abril, e já no início das vendas chegou aos ranking de mais vendidos pela Amazon no país. Os fãs não parecem se importar com seu passado e ligação com o pai, eles parecem, na verdade, gostar de sua sinceridade. O sucesso de Marco Leonardi reabre um velho debate na sociedade italiana sobre como se comportar diante dos filhos de mafiosos. Atualmente Marco consegue sustentar as despesas da casa e ajudar a pagar o advogado de seu pai.