As mídias sociais se tornaram ferramentas estratégicas para comunicação de empresas, que veem nesses canais formas de promover e monitorar suas marcas. Por conta disso, a FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, lançou em 2014 um estudo chamado Mídias Sociais 360º, para acompanhar a evolução das redes.

O coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, Eric Messa, diz que o desenvolvimento de algoritmos e de ferramentas de pesquisa provocaram mudanças nas estratégias das marcas. Além disso, o surgimento dos influenciadores digitais tornou ainda mais importante a atuação em diferentes plataformas.

:: Instagram lança recurso para compartilhar imagens do feed no Stories ::

O Mídias Sociais 360º tem como objetivo apresentar a cada três meses o desempenho dos 100 maiores perfis de marcas no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. A realização é da FAAP em parceria com a Socialbakers.

Na última publicação, além dos dados das marcas, apareceram também informações sobre perfis de celebridades ou não marcas. Esse acréscimo revela que os perfis de criadores de conteúdo digital têm ganhado espaço e estão na mira das marcas.

E como na internet as mudanças são rápidas, para Eric Messa, em breve as marcas devem segmentar a comunicação e investir ainda mais em micro influenciadores.

 

Instagram e Twitter

Conforme o Mídias Sociais 360º, entre janeiro e março de 2018 as marcas somavam pouco mais de um milhão de seguidores no Instagram Já os produtores de conteúdo online registravam 9,9 milhões. A média de publicações também foi destaque: 19 posts de marcas por semana contra 11 posts de influenciadores.

No Twitter, a diferença de seguidores é ainda maior, o que aponta menos conexões de marcas na plataforma. Quanto os tweets, os perfis não-marcas têm uma média de 31 por dia, contra 3 dos perfis de marcas.

 

Facebook

O estudo avaliou apenas perfis comerciais no Facebook, separando entre os segmentos da própria plataforma. As empresas que apresentam maior número de fãs são do segmento Mídia/Notícia, seguidas por Marcas/Institucional e Entretenimento.

A maior média de crescimento dos fãs, entretanto, é de Marcas/Institucional, que também possui a maior média de interações de usuários por publicação.

Os perfis que mais publicam por semana são: Mídia/Notícia (299) e Entretenimento (33). Esses também são os segmentos que mais promoveram publicações: do total, 97% dos posts das páginas de Mídia/Notícia foram impulsionados. Nas páginas de Entretenimento, 89% das publicações são patrocinadas.

 

Imagens retiradas do relatório oficial #MS360FAAP/ABRIL2018.