Das 67 milhões de mães brasileiras, 71% já estão conectadas e 68% possuem smartphone. É o que revela um levantamento de dados do Google que traçou o perfil da mãe internauta e consumidora digital brasileira.

:: Leia mais: Twitter notifica usuários sobre bug e alerta para segurança de senhas ::

O objetivo do levantamento foi identificar o perfil das mães internautas brasileiras e fazer com que as marcas tenham uma visão mais ampla para estabelecer relações com elas.

Por isso, as principais buscas das mães brasileiras são fator relevante nesta pesquisa, que apontou educação e saúde como principal foco das pesquisas na internet.

As experiências reais envolvendo o universo da maternidade também são de grande procura: 75% das mães pesquisam informações do tipo na internet.

E quando descobrem que serão mães, o volume de buscas das mulheres sobre estes assuntos aumenta 85%.

 

Dia das Mães é a principal data de consumo na internet

O levantamento do Google revelou que entre os presentes comprados pela internet em datas comemorativas, 72% celebram o Dia das Mães. Em geral, os internautas começam suas buscas para a data um mês antes.

Entre os serviços mais pesquisados estão salões de beleza, reservas em restaurantes, serviços de spas, ingresso para teatro e passagens aéreas.

A procura para alguns produtos e serviços sofre aumento significativo neste período: a busca por flores cresce 137%, por joias 64% e beleza 46%.

Mas entre os principais desejos das mães estão: roupas, smartphones, perfumes, geladeira ou freezer, TVs, cosméticos, móveis e notebooks.

Gustavo Casas, analista de indústria do Google Brasil, diz que o fator emocional já não é mais o diferencial entre as marcas. Segundo ele, a mãe brasileira quer ajuda para decisões do dia a dia e este pode ser o novo caminho para as relações entre marcas e mães.

O levantamento utilizou dados internos do Google no mês de março de 2018, tendo como base anos anteriores. A amostra considerou 800 mães nas faixas de 18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 54 anos.