A internet foi à loucura na noite de quarta-feira (16/08), quando o casal Leon Martins e Nilce Moretto, dos canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave, postou no Facebook um vídeo em resposta ao youtuber Nando Moura. No vídeo, Leon, que é bacharel em Relações Internacionais com mestrado em Estudos Europeus na Alemanha, fala sobre as citações que Nando Moura usou para afirmar que o nazismo é de esquerda.

 

No vídeo postado em seu canal no dia anterior, Nando Moura diz que Leon está sendo “retardado” quando fala sobre o nazismo na internet. O youtuber referia-se às postagens de diversos youtubers no Twitter, dando suas opiniões após a manifestação em Charlottesville.

:: Manifestação de Charlottesville: confira a opinião dos youtubers ::

Para reforçar sua argumentação, Nando Moura cita diversos trechos do livro O Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, de Leandro Naloch, e algumas partes de documentários estrangeiros.

A hora da resposta

Vendo que estava sendo questionado, Leon decidiu que responderia as questões levantadas por Nando Moura. E o resultado foi: contextualização de todos os trechos citados pelo youtuber e indicações de fontes usadas pela academia. O casal também falou um pouco sobre regimes totalitários e explicou os motivos que levaram a dupla a acreditar que o nazismo é de direita. Tudo, claro, com muito embasamento e estudos.

Lembrando que o vídeo de Leon e Nilce foi postado na página do canal Coisa de Nerd no Facebook. Plataforma que não monetiza criadores de conteúdo.

Toda essa discussão é extremamente válida, porque estamos diante de pessoas com opiniões diferentes e dispostas a mostrar seus conhecimentos sobre o assunto. Quando um criador de conteúdo oferece um vídeo que vai além do entretenimento e que acaba alcançando um grande público, vemos a maravilha que é a democracia online.

No veredicto final, quem ganhou foi a internet, com um vídeo recheado de conhecimento!

Mas, afinal de contas, o que é direita e o que é esquerda?

Segundo o Wikipédia, o espectro político esquerda-direita é um conceito geral de enquadramento de ideologias e partidos. Esquerda e direita são muitas vezes apresentadas como opostos, embora um indivíduo ou grupo em particular possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita ou até de extrema-direita noutras.