O aplicativo Snapchat trouxe consigo uma proposta inovadora: ser uma rede social efêmera, com postagem de micro vídeos que desaparecem depois de 24h e privacidade garantida. A empresa criada por Evan Spiegel e Reggie Brown em 2011 mostra mais uma vez que carrega a novidade em seu DNA com o lançamento do seu novo produto, os óculos Spectacles. A estratégia para introduzir Spectacles no mercado fez do que podia ser só mais um óculos tecnológico um desejo de consumo dos usuários.

Um óculos que captura vídeos de 10 segundos na visão do usuário e posta diretamente na rede social não é a ideia mais diferentona quando falamos de um mercado em que o Google Glass tenta há algum tempo deslanchar sem muito sucesso. Mas o Snapchat aliou online, offline e uma certa exclusividade para a pré-estreia do Spectacles. A venda dos óculos começou em um ponto físico: a Snap Bot, uma máquina de vendas com design divertido que amanhece a cada dia em uma localização diferente.

lancamento-spectacles-snapchat-2

São poucas as Snap Bots por aí e para saber onde encontrar uma o usuário precisa entrar no site de lançamento do Spectacles e ver o mapa, que aponta no início de cada dia onde estão as máquinas.

A estratégia gera a curiosidade dos fãs e tem feito as vendas do Spectacles serem um sucesso até agora, mesmo custando US$ 129,99, o que não é tão barato para o padrão norte-americano. O usuário precisa ter a sorte de estar perto de uma Snap Bot para poder fazer a compra: o fato de aliar a localização por mapa online com o ponto físico traz um pouco daquela sensação de capturar os pokémons raros que se tornou febre há pouco tempo. E se tudo o consumidor consegue de fato comprar os óculos, por enquanto ele tem algo quase exclusivo, pois a maior parte do mundo não tem acesso.

Para início das vendas com a Snap Bot ainda rolou uma ação com Ellen Degeneres, uma das apresentadoras mais populares na TV norte-americana, em que ela adquire o óculos na máquina e faz snap experimentando. O resultado da estratégia é a corrida para comprar o Spectacles que está rolando nos Estados Unidos. Quem está longe das máquinas amarelas, pode encontrar gente vendendo pelo eBay a módicos US$ 1.500! Até agora não foi divulgada uma data para o lançamento oficial ou quando deve chegar ao Brasil.

Como funciona o Spectacles?

O óculos do Snapchat possui uma câmera, que captura vídeos de 10 segundos na visão do usuário.  A gravação é ativada com um toque no painel sensível na lateral, no mesmo lado da câmera. Um diferencial é que os vídeos podem ser feitos também na horizontal. As lentes possuem formato olho-de-peixe, gravando ambientes com boa abertura e profundidade.

O Spectacles é pareado com o aplicativo no smartphone e conecta-se ao wi-fi e você posta postar as imagens diretamente na rede social. O dispositivo também tem os queridinhos da rede social: os filtros! Mas não é só de reconhecimento facial, é possível incluir filtros nas paisagens também.

O dispositivo tem pequenas luzes que funcionam como uma espécie de flash, facilitando a iluminação na hora de fazer snaps. Está disponível em várias cores e o design não deixa a desejar. Resta saber quanto vai custar a brincadeira por aqui.

lancamento-spectacles-snapchat