O Pinterest se tornou referência para usuários que buscam inspiração e viu seu número de usuários aumentar muito nos últimos cinco anos. No início de 2019, a plataforma já havia atingido 250 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo 31 milhões só no Brasil. Segundo a pesquisa Digital 2019, da Hootsuite, 35% dos internautas brasileiros utilizam a rede social.

A plataforma chama atenção pelo alto número de usuários. Mas não é só isso! Se você produz conteúdo relacionado à vendas, tem mais um motivo para investir: 72% dos usuários compraram um produto ao vê-lo no Pinterest. Além disso, é uma ótima ferramenta de geração de tráfego para sites e blogs.

Conteúdo

Em relação ao conteúdo, o Pinterest lançou um calendário de ideias que evidencia o quanto as pessoas usam a plataforma para se planejar para o futuro. Buscas pelo Natal, por exemplo, começam em agosto, pelo Carnaval em janeiro e dia dos namorados em abril. Então a dica é: comece a produzir seu conteúdo com antecedência média de dois meses das datas especiais.

Outro ponto revelado é que as pessoas utilizam o Pinterest para encontrar ideias úteis e inovadoras. Ou seja, nessa rede social não adianta produzir mais do mesmo ou copiar outros usuários. É importante ser sempre autêntico!

Em uma pesquisa de tendências para 2019, o Pinterest revelou que os viajantes usam até duas vezes mais a plataforma do que sites de grandes agências de viagem. Incrível, né? Então, se você possui um blog de viagens ou faz fotos inspiradoras, não deixe de investir na plataforma!

Autocuidado, finanças, receitas e decoração também são tendência no Pinterest. As buscas por estes assuntos aumentaram em mais de 100% desde 2017.

Mas, se você pensa que os usuários da rede social são muito jovens , o Pinterest revelou que 48% são pais e a plataforma conta com um público bastante diverso.

Você produz conteúdo para o Pinterest? Conta pra gente no Twitter @CriadoresiD.