No início de 2019 o Instagram havia anunciado que iria ocultar o número de curtidas nos perfis. Depois de alguns meses de testes no Canadá, o Instagram inicia teste no Brasil. Nesta quarta-feira (17), alguns usuários já foram impactados pelas mudanças.

Segundo o Instagram, o objetivo é diminuir a competitividade e entender como isso afeta a experiência do usuário na plataforma. A empresa ainda não se posicionou sobre como o teste ocorrerá e qual o critério para que isso aconteça nos perfis, mas a tendência é que comece a afetar os usuários aos poucos.

Entenda o que muda nos perfis

Apesar de os números ficarem ocultos para os seguidores e outros usuários, você ainda vai poder visualizar os dados de curtidas das suas próprias fotos.

Instagram

Nas fotos de outros usuários, a mudança é ainda maior. O número de likes desaparece e você visualiza apenas se contatos em comum interagiram com a foto. Veja o exemplo nesse print:

Likes

Os criadores de conteúdo comentaram:

Lucas Rangel explicou a novidade para os seguidores e, depois de conversar com a equipe do Instagram, ele disse acreditar que a mudança é importante para a saúde mental dos usuários.

Lucas Rangel

No Instagram, Alexandra Gurgel também conversou com os seguidores e se mostrou feliz com a mudança por acreditar que agora o conteúdo vai ser mais valorizado. Ela acredita que esse números ainda vão ser importantes para relações com marcas, mas terão que ser comprovados de outra maneira.

Por outro lado, Alexandra comentou que para os micro influenciadores a mudança pode ser mais impactante, já que as marcas podem não se interessar em pedir um mídia kit.

Alexandra Gurgel

Gabi Lisboa também se posicionou no stories. A criadora de conteúdo disse ter amado e considerado a mudança saudável.

Gabi Lisboa

Camila Loures também comentou sobre a mudança nos Stories, mas não chegou a se posicionar sobre o assunto.

Camila Loures

O que você achou sobre o início do teste do Instagram? Seu aplicativo já atualizou? Conta pra gente no @CriadoresiD.