O Instagram e o Facebook lançaram nesta quarta-feira (01/08) um recurso para as pessoas controlarem o tempo que passam conectadas nos aplicativos. A ideia é que o tempo gasto nas redes sociais seja positivo e com propósito. A novidade estará disponível em breve para todos os usuários.

:: Leia também: Os influenciadores que mais faturam com posts patrocinados no Instagram ::

As novas ferramentas incluem um painel de atividades, um lembrete diário para controlar o tempo de uso e uma nova maneira de limitar as notificações. Elas foram desenvolvidas com a colaboração de especialistas e organizações líderes em saúde mental, acadêmicos, o feedback da comunidade e uma pesquisa própria.

 

Novo painel de atividades

Para encontrar as novas ferramentas, basta ir até as configurações dos aplicativos. No Instagram acesse Sua atividade e no Facebook Tempo no Facebook.

Um painel como o tempo médio de uso do aplicativo no dispositivo aparecerá em seguida. Para saber o tempo total do dia, basta acessar algum dos gráficos.

 

Lembretes para controlar o tempo de uso

Você poderá estipular um limite de tempo diário para uso do Instagram e do Facebook. Quando você alcançar esse limite, o aplicativo irá emitir lembretes com alertas sobre o tempo de uso. A qualquer momento será possível cancelar o lembrete.

 

Notificações limitadas

Para limitar as notificações do Instagram ou do Facebook, basta ir em Configurações de notificação e Silenciar Notificações Push. Isso vai limitar os alertas de atividade por um período de tempo.

 

O Facebook e Instagram entendem que têm a responsabilidade de ajudar as pessoas a controlar melhor o tempo de uso dos aplicativos para que todos possam gerenciar a experiência nas plataformas da melhor forma possível.

Com as novas ferramentas, Facebook e Instagram esperam contribuir para promover comunidades ainda mais seguras, gentis e solidárias. Além disso, querem estimular conversas entre pais e filhos sobre hábitos online.