Você deve ter notado que não é mais possível colocar os amados GIFs nos stories do Instagram ou no Snapchat. Relaxa, o problema não está no seu celular.

Na verdade, o serviço foi temporariamente removido dos aplicativos por conta de um conteúdo racista que estava circulando por aí.

:: Atualização do Snapchat: a polêmica da mudança no design e outras novidades ::

O GIF em si trazia em destaque uma palavra de cunho extremamente racista e uma espécie de “contador de mortes”, que era girado por um macaco através de uma manivela.

Além disso, havia o desenho de um homem branco dizendo “Continue girando, Bonzo, os números só continuam aumentando”.

Um print com a imagem foi publicado no site americano TechCrunch. Depois, a matéria sobre o ocorrido foi removida.

 

via GIPHY

Tanto o Instagram quanto o Snapchat utilizam o site GIPHY, um grande acervo de GIFs, para indexar as animações. É uma biblioteca imensa e, apesar de não permitir este tipo de conteúdo, algumas coisas parecem passar despercebidas.

O Instagram colocou os GIFs na função Stories no final de janeiro. A empresa já se manifestou dizendo que este tipo de conteúdo não tem lugar em seus aplicativos.

Já o Snapchat trazia a função GIFs desde o fim de fevereiro. Segundo a assessoria da empresa, todo conteúdo permitido deveria ser apropriado para menores de 13 anos.

As duas empresas estão investigando o problema e trabalhando para que este tipo de conteúdo não volte a circular pelos aplicativos. A GIPHY ainda não se manifestou sobre o caso.

Atualização do Instagram Stories Gifs Stickers