A quem você pede uma opinião quando deseja investir em algo novo? Provavelmente aos pais ou amigos, não é mesmo?! Boa parte das pessoas também, muito por conta da confiança. Mas uma pesquisa recente revelou que, depois deles, os influenciadores digitais são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto.

:: Quanto custa o outfit?: Vídeo viraliza e provoca diferentes reações na internet ::

O estudo realizado pelo Instituto QualiBest, especializado em pesquisas online, identificou que 57% das pessoas recorrem primeiramente aos parentes e amigos para tomar decisões para a compra de um produto. Em seguida aparecem os influenciadores digitais, que foram citados por 49% dos entrevistados.

Esse percentual ilustra um fator já conhecido pelo mercado publicitário: o alcance e a capacidade de engajar dos influenciadores digitais. E como os números mostram resultados positivos, as marcas cada vez mais apostam nos produtores de conteúdo para suas estratégias de publicidade.

A pesquisa foi realizada em março deste ano com 700 pessoas com idades entre 20 e 29 anos. 76% deles afirmam seguir ao menos um influenciador digital e as redes sociais que mais usam são Facebook (92%), YouTube (90%) e Instagram (73%).

 

Mulheres dominando

A pesquisa também fez um ranking dos nomes de influenciadores mais lembrados pelo público. O resultado mostra que as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço em diferentes segmentos, como música, viagem, educação e culinária. Confira algumas das mais citadas:

Se preparem que tem muito #TutorialRapidinho aqui no insta vindo por aí!! (Eu sou VICIADA neles e sei que vcs tbm 😍). Esse é uma opção de make completa usando só uma marca e dessa vez é com a @vult_cosmetica que vocês sabem o quanto sou fã! Fiz uma make pra usar com batom vermelho (que vocês sempre pedem quando apareço de batom vermelho nas fotos aqui do insta). Pega a dica aí e ARRASA! ♥ PRODUTOS USADOS: * Caneta para sobrancelhas cor 02 * Parfect Up Lápis iluminador para sobrancelhas * Matte Batom Stock cor 09 * Blush Stick cor 03 * Duo contorno facial (cor 01 e a 02) * Pó compacto cor 02 * Base Líquida HD alta cobertura (cor B-25) * Máscara para cílios BOMBASTIC Volume * Quinteto de sombras Nude Matte * Iluminador cor rosê * Caneta delineadora Double Efect * Corretivo em creme (cor Baunilha)

Uma publicação compartilhada por Bianca Andrade (@biancaandradeoficial) em

Moda e beleza: A categoria está dominada por youtubers! Quem lidera é a Bianca Andrade, do canal Boca Rosa, que foi lembrada por 15% das pessoas. Em seguida aparece a Camila Coelho, citada por 10% dos entrevistados e Mari Maria (4%). Flavia Pavanelli, Niina Secrets Karen Bachini, Taciele Acolea e Kim RosaCuca também foram bastante citadas.

Viagem: Os destaques da categoria vão para Danielle Noce (3%), Juliana Goes (2%) e Bruna Vieira (2%).

Música: A cantora Anitta lembrada por cerca de 6% das pessoas, seguida por Mariana Nolasco (4%), Ivete Sangalo (2%) e Luisa Sonza (2%).

Decoração: O canal Diycore, da Karla Amadori, foi o mais citado (5%), seguido por Maddu Magalhães (3%)

Culinária: Dani Noce lidera a categoria (5%). Depois aparece Ana Maria Braga (5%), Culinária em Casa (2%) e Bela Gil (2%).

Educação: Entre os destaques femininos na categoria está Débora Aladim, que foi lembrada por 3% dos entrevistados.

 

Outros nomes do ranking

Além de personalidades, outras fontes de confiança para os consumidores são sites de reviews e blogs. Confira outros nomes que foram lembrados pelo público:

hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Uma publicação compartilhada por Lucas Feuerschütte (@lubatv) em

No segmento entretenimento e cultura os destaques vão para: Whindersson Nunes (4%), Hugo Gloss (4%), Você Sabia? (3%), Omelete (3%) e Jovem Nerd (3%).

Esportes: Os canais Desimpedidos (6%) e Futirinhas (3%) estão entre os mais citados da categoria.

Games e jogos: Os cinco mais lembrados da categoria foram Coisa de Nerd (6%), Venom Extreme (4%), BRKsEDU (4%), Zangado (3%) e LubaTV Games (3%).

O canal Ana Maria Brogui também foi citado na categoria culinária por 5% dos entrevistados.