Influenciadores digitais e artistas perdem 45% de seguidores no Instagram

O estudo Mídias Sociais 360º apontou que influenciadores perdem seguidores no Instagram. Um dos motivos para a queda é a remoção de perfis fake.
Influenciadores perdem seguidores no Instagram
O estudo Mídias Sociais 360º apontou uma queda no número de seguidores da categoria Celebridades, formada por influenciadores digitais e artistas.

O estudo Mídias Sociais 360º é realizado trimestralmente com o objetivo de apontar o desempenho de marcas e influenciadores nos meios digitais. Na última publicação, um dos destaques é que influenciadores perdem seguidores no Instagram.

O levantamento é realizado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Socialbakers.

:: Leia mais:: Levantamento do YouPix aponta tendências para o mercado de vídeo ::

Menos seguidores

A categoria Celebridades, formada por influenciadores digitais e artistas, perdeu 45% dos seguidores no Instagram. Mas um dos motivos para a queda é a remoção de perfis fake da plataforma, que foi adotada após o caso da Cambridge Analytica.

No estudo anterior, realizado no primeiro trimestre de 2018, a categoria Celebridades tinha em média 9,9 milhões de seguidores no Instagram. Agora, a média é de 5.497.600 – ou seja, uma redução de 45% no número de seguidores.

Como o Instagram é utilizado

A média de posts de marcas no Instagram cresceu 16% em comparação ao levantamento anterior. Em média, as elas publicam 22 imagens por semana. Entre as Celebridades a média é de 14 publicações por semana, número que também aumentou.

O formato que mais recebe interações do público entre as marcas é o carrossel – ou seja, publicações com uma sequência de imagem.ão em média 4.966 curtidas e 146 comentários.

Enquanto entre as Celebridades as fotos lideram as interações. Em média, as imagens recebem 78.975 curtidas e 979 comentários.

Sobre o Mídias Sociais 360º

O Mídias Sociais 360º tem como objetivo apresentar o desempenho dos 100 maiores perfis de marcas em mídias sociais. Em 2018, além das marcas, passaram a ser avaliados perfis de Celebridades – artistas e influenciadores digitais.

O estudo é realizado a cada três meses e você pode conferir o relatório completo aqui.