Em uma matéria especial com pesquisa usando dados de 2016, o Google revelou que a indústria de eSport, segmento de esporte eletrônico, cresceu cerca de 90% dentro do YouTube em relação à 2015 . Para a empresa, o segmento deixou de ser considerado nicho para se tornar o que foi chamado de Cultura Gamer. A pesquisa reforça que o segmento chegou para o ficar!

De acordo com os dados, os torneios de eSports tiveram mais de 320 milhões de visualizações e o tempo de exibição foi aumentado em cerca de 90% ao longo do ano de 2016. Além dos vídeos de eSports, os vídeos de “Como Fazer” e “unboxing” também estão ganhando uma audiência consideravelmente grande. Segundo o Google, hoje existem mais de 20 milhões de vídeos de jogos online no YouTube, e 40 milhões de horas a mais em vídeos de unboxing em relação 2015. Outro dado curioso é que todas as informações foram estatísticas apenas de telas móveis.

O Google compara as emoções de competições tradicionais de esportes competitivos com as competições de jogos com multiplayers organizadas por eSports. Ambas têm jogadores graciosos, uniformes de equipe reconhecíveis, fãs completamente apaixonados e o fator da emoção.

Em outra pesquisa, em parceria com a Nielsen,  foi revelado que 64% da população dos EUA com mais de 13 anos jogam videogames em algum dispositivo. E essa popularidade se reflete nos vídeos que as pessoas assistem no YouTube, de modo que dois dos cinco principais canais com o maior número de inscritos em todo o mundo estão relacionados à games.

Para o Google, é importante que as empresas saibam trabalhar com os influenciadores relacionados a games, pois o público é altamente engajado e possui poder de compra.

O que é eSport

O eSport ou esporte eletrônico é a modalidade de competição profissional com videogame. Assim como esportes tradicionais, no eSport são feitos times com treinamentos intensivos e acompanhamento de psicólogos, treinadores, nutricionistas e fisioterapeutas. Entres os jogos mais populares de eSport estão: League of Legends (LOL), Counter-Strike (CS), OverWatch e DotA 2. Atualmente, o país que mais possui títulos em todos os jogos de eSport é a Coréia do Sul.