Com o crescimento do consumo de vídeos no YouTube, criou-se a demanda publicitária para a plataforma. Para as marcas conhecerem melhor os influenciadores foi criado o Google Preferred, uma plataforma que reúne os canais mais rentáveis para receber publicidade e fechar parcerias.

No Preferred são mostrados 5% dos canais mais vistos, seguidos e compartilhados do YouTube. Divididos em doze categorias temáticas, esses canais são continuamente reavaliados com base em tempo de exibição, curtidas, compartilhamentos e frequência de postagem. Desta forma, facilita a leitura de engajamento para uma futura parceriacom uma marca.

Entre as categorias com maior engajamento estão vídeos de entretenimento, humor,infantil, gamers e de moda e beleza.

Na categoria de entretenimento é constatado que o alcance de audiência semanal está entre 15,9 milhões de pessoas. Os gêneros de consumidores se dividem em  61% masculino e 39% feminino, com faixa etária predominante de 76% entre 18 e 49 anos de idade.

Na categoria de humor, a audiência semanal fica entre 12,2 milhões de pessoas e com um público formado por 65% homens e 35% mulheres, com faixa etária predominante entre 18 e 34 anos (75%).

Os canais infantis não ficam atrás das outras categorias e já conquistaram uma audiência semanal com mais de 9,3 milhões de pessoas. Do público, 56% é feminino e 44% masculino. Já na faixa etária pode haver algumas divergências. A plataforma revela que a faixa etária predominante é 73% entre 18 e 24 anos, porém, muitas das contas pertencem à menores de idade ou são dos pais que acessam para os filhos assistirem os vídeos.
Os gamers possuem audiência média em 9 milhões de pessoas semanalmente. Um diferencial é que os usuários que consomem conteúdo desta categoria passam 44% mais tempo assistindo a vídeos do que qualquer outra audiência. A divisão de gênero fica em 73% homens e 27% mulheres, com a maior parcela na faixa etária entre 18 e 34 anos (64%).
Os canais de Moda e Beleza alcançam semanalmente uma audiência fiel de 6,3 milhões de pessoas. O público se divide em 69% de mulheres e 31% de homens, com a maior faixa etária entre 18 e 34 anos (76%)
As outras categorias listadas no Google Preferred são: Quadrinhos e Animação,Culinária, Cultura Tech, Esportes, Futebol, Ciência e Educação e Música.