Durante os dias 08 e 10 de maio foi realizado o Google I/O 2018, uma conferência que reuniu mais de sete mil desenvolvedores. Durante o evento, o Google apresentou inovações em diversos recursos, como o YouTube, o Google Maps e o sistema Android.

:: Conheça os brasileiros que farão parte do programa YouTube Creators for Change ::

O CEO do Google publicou um artigo dizendo que a empresa planeja desenvolver em suas ferramentas recursos de Inteligência Artificial para resolver problemas reais.

As novidades apresentadas ao longo dos três dias do I/O 2018 seguem esta mesma linha, e buscam facilitar a vida dos usuários poupando tempo, facilitando buscas e melhorando a qualidade de vida.

Confira algumas das inovações apresentadas no Google I/O 2018:

 

Android P

A primeira prévia do Android P foi apresentada aos desenvolvedores no Google I/O 2018. Inteligência dos aparelhos, simplicidade no display e bem-estar do usuário são o foco desta novidade.

O sistema irá auxiliar no dia-a-dia, dando sugestões baseadas no que o usuário mais gosta de fazer. Por exemplo, ao conectar os seus fones de ouvido, o Android irá abrir automaticamente sua playlist favorita do Spotify.

Para o bem-estar dos usuários, o novo Android terá recursos como monitoramento e controle de tempo gasto em aplicativos.

 

YouTube

Se você gosta de fazer maratonas de vídeos, mas esquece de dar aquela pausa entre um vídeo e outro, talvez com as atualizações do aplicativo para celular isso vai mudar.

Uma das novidades apresentadas no Google I/O 2018 auxilia nesse controle. Você poderá colocar um lembrete a cada 15, 20, 30, 60, 90 ou 180 minutos. O seu vídeo irá ser pausado e depois que voltar você pode continuar assistindo normalmente.

Google Fotos

Através da Inteligência Artificial, o Google Fotos será capaz de deixar coloridas fotos que estavam em preto e branco. Um recurso muito útil para fotos antigas.

Outra novidade apresentada é a correção automática de luz, brilho e rotação das principais imagens da galeria do Google Fotos.

 

Google Maps

Uma das novidades para o Google Maps é a realidade aumentada, que vai integrar a câmera dos smartphones ao aplicativo.

Para usar o serviço basta apontar o celular para a rua e o Google Maps indicará a direção correta do destino que você deseja ir. Caso ainda esteja difícil de se localizar, ele ainda manda um guia virtual, uma raposa simpática que irá percorrer o caminho com você.

 

A ideia do Google é tornar o Maps um recurso mais pessoal, com ferramentas que irão auxiliar os usuários na hora de escolher o que beber, comer e fazer – não importa em que lugar do mundo.

Por isso, além de auxiliar na localização, a câmera dos smartphones também poderá ser utilizada para o Google Maps mostrar aos usuários os lugares no entorno. Basta apontar o celular para diferentes direções, que estabelecimentos que estão perto daquele local serão indicados.

A aba “Explorar” também irá auxiliar nas escolhas dos usuários, mostrando listas com restaurantes, cafés e eventos próximos a área em que o usuário se encontra.

Os recursos de inteligência artificial também irão ajudar a localizar o que mais combina com você. O seu “match” será baseado em o que o Google sabe sobre os estabelecimentos, as preferências que você selecionou no Google Maps, os locais que você frequentou e se você já classificou ou colocou-o em uma lista.

 

Google Lens

Sabe quando você está em um restaurante, lê o nome de um prato diferente e não faz ideia do que é? É claro que você pode pesquisar mais informações na internet, mas o Google resolveu facilitar ainda mais a sua vida.

Com o Google Lens, basta você apontar a câmera do seu smartphone no cardápio para que a busca seja feita. O recurso também servirá para você ter mais informações sobre um produto que você gosta.