O Ministério da Cultura vai lançar nos próximos meses um programa de incentivo à produção de games no Brasil. Esta foi a promessa feita pelo ministro Sérgio Sá Leitão no último domingo, 9, durante o evento Game XP, que aconteceu no Rio de Janeiro.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Foto espontânea que tirei hoje no evento!

Uma publicação compartilhada por Gelli (@gelliclash) em

Segundo ele, o Ministério prevê uma verba de R$ 100 milhões que será destinada a uma política pública preparada para estimular o setor de games. O objetivo é usar este dinheiro para desenvolvimento e produção de jogos, aceleração de empresas, mostras e festivais, formação e capacitação, e também para  o lançamento de games.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Falta um pra completar esse squad… Quem anima? 😎👊🏽

Uma publicação compartilhada por Bruno PH (@brunoplayhard) em

O novo edital deve ser lançado em outubro e vai explorar a diversidade e a regionalidade, valorizando os projetos realizados por mulheres, negros, indígenas e iniciantes no setor. Ao menos 30% dos prêmios serão destinados a projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, já que hoje grande parte das empresas de games estão concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, 946 novos games foram produzidos no país em 2018. Atualmente o Brasil é o 13° maior produtor de jogos do mundo, com a terceira maior população de jogadores do mundo, totalizando 66 milhões de pessoas.

 

Leia também: Messenger ganha recurso de jogos em realidade aumentada para videochamadas