O Instagram aunciou que está trabalhando para acabar com likes fakes. O objetivo é acabar com os “falsos famosos” do Instagram e, para isso, a rede social desenvolveu um novo algoritmo para encontrar e remover contas e curtidas falsas. A ideia é possibilitar para os anunciantes uma visão mais realista de onde estão investindo, sem dados produzidos artificialmente.

A iniciativa surgiu como parte dos novos Termos de Uso do Instagram.  Muitos perfis provavelmente serão afetados por esta ação, perdendo curtidas e seguidores.  Os perfis prejudicados serão informados pela plataforma e orientados a trocar de senha.

Vale lembrar que o estudo Mídias Sociais 360º feito em agosto deste ano já havia mostrado uma queda de 45% dos seguidores da categoria Celebridades no Instagram. O principal motivo foi essa “caça aos fakes”.

likes fakes instagram

É interesse da plataforma manter sua integridade diante dos anunciantes e investidores,  que é prejudicada (e muito) pelos números “inflados” gerados pelas contas  e likes falsos.