Confira seu app do Facebook! Agora você vai encontrar um novo ícone: uma televisão com um símbolo de play no meio. Este é o Facebook Watch, o novo recurso da rede social.

O Watch estava disponível nos Estados Unidos há mais ou menos um ano e foi lançado globalmente ontem (29/08).

 

Facebook Watch X  YouTube

Para quem ainda não tinha ouvido falar: a ideia do Facebook Watch é sim bem semelhante a do YouTube. O recurso mostra as atualizações em vídeo de todas as páginas que você segue na rede social e permite a personalização de listas de acordo com os gostos e preferências. Também são feitas sugestões de outras páginas que você pode salvar para assistir quando quiser.

Para tornar a experiência do usuário mais interativa, o Facebook Watch está testanto também os recursos “Watch Party” e “Premiere”.

O Watch Party promete permitir a formação de grupos que poderão assistir a vídeos ao mesmo tempo, enquanto conversam entre si.  Já o Premiere pretende oferecer ao usuário a experiência de assistir à estreia de um novo vídeo em tempo real, junto a outras pessoas.

 

 

 

Criação de conteúdo no Facebook Watch

A versão americana do Watch já possui séries e programas exclusivas. Por enquanto, a versão brasileira do app só oferece conteúdos que já podiam ser vistos anteriormente nas páginas.

No entanto, o Facebook anunciou que ainda pretende investir US$ 2 bilhões em novos conteúdos e aumentar o programa de monetização para criadores de conteúdo.

Atualmente é preciso ter no mínimo 10 mil seguidores ou 30 mil visualizações de um minuto para ativar a monetização de uma página.

 

 

O novo recurso está disponível para Android e iOS e também e para Smart TVs.

 

Leia também: Pesquisa revela que IGVT não se popularizou entre usuários