O Facebook lançou uma ferramenta exclusiva para fortalecer a comunidade de criadores de conteúdo em vídeo. A ideia é incentivar as produções por meio de inspiração, educação e suporte. O Facebook for Creators também será uma ponte entre criadores e marcas para campanhas dentro da plataforma.

:: Leia mais: Marcas apostam em influenciadores para campanhas durante a Copa do Mundo 2018 ::

 

O Facebook for Creators

A ferramenta foi criada para fortalecer a comunidade global de criadores de conteúdo. Através de um site e de um aplicativo, eles poderão gerenciar suas interações no Facebook e aperfeiçoar suas métricas de alcance e engajamento.

No site, os criadores de conteúdo poderão navegar em quatro seções. A primeira, Spotlight, traz histórias reais de influenciadores de sucesso. A seção Descubra traz novidades de produtos do Facebook. Já a Aprenda, como o nome sugere, mostra dicas e truques. Por fim, a seção Suporte faz a ponte entre o Facebook e os criadores através de perguntas e respostas.

O aplicativo, que deve ser lançado em novembro, será um local para criar e fazer publicações vídeos, transmissões ao vivo com recursos especiais, acompanhar informações e gerenciar as mensagens.

Com o aplicativo, os criadores de conteúdo poderão colocar figurinhas e molduras nos vídeos, além de compartilhar as transmissões ao vivo no Twitter e Instagram. Também será possível gerenciar todos os comentários do Facebook e do Instagram em apenas um só lugar.

Por enquanto, o aplicativo está em fases de testes e apenas os dispositivos com o sistema iOS têm acesso. A versão para o Android será lançada em breve.

 

De olho no mercado

Além do suporte para produção de conteúdo, o Facebook for Creators irá atuar como uma ponte entre marcas e influenciadores digitais. Segundo o site de tecnologia Techcrunch, a ideia é fazer com que empresas que já anunciam no Facebook encontrem o criador de conteúdo ideal para as suas campanhas.

 

Através de buscas por características específicas para o público-alvo que os anunciantes desejam atingir, a ferramenta de buscas irá apontar influenciadores de determinada faixa etária, gênero e localização. Ao final, os resultados irão apresentar os influenciadores que mais estão de acordo com o perfil desejado pela marca para aquela campanha.

Com isso, o Facebook deseja estimular os influenciadores digitais a criarem ainda mais conteúdo na rede social, aumentando sua audiência e, é claro, o uso da plataforma.