Os emojis vieram pra ficar! Seja para dar uma descontraída ou apenas expressar emoções, hoje em dia é difícil encontrar alguém que não use as figuras nas redes sociais. E muitas versões que vimos agora foram modificadas ao longo do tempo por conta de polêmicas ou mesmo para se adaptarem ao gosto das pessoas.

:: Leia mais: Mídia kit – Como influenciadores digitais podem apresentar seus números para marcas ::

 

Arma de brinquedo

Um dos emojis que mais se modificou com o passar dos anos é o da arma, que antes era de um revólver e desde abril aparece em  quase todas as plataformas como uma pistola de brinquedo

 

:: Leia mais: Emoji de arma de fogo é substituído em dispositivos Android ::

 

Representatividade

As diferentes etnias passaram a ser representadas no WhatsApp em 2015. Os emojis que antes mostravam apenas pessoas brancas, passaram a ter outros tons de pele. Assim, pessoas negras, por exemplo, puderam se sentir identificadas com as figuras.

Além disso, a cor básica para os emojis passou a ser a amarela, considerada neutra nesse sentido.

 

Orientação sexual e questões de gênero, que não tinham uma representatividade ampla na biblioteca de emojis, também passaram a aparecer nas figuras.

Antes, apenas casais compostos por homem e mulher apareciam nos emojis que representavam famílias. Agora, praticamente todos os serviços modificaram suas figuras e mostram casais compostos, por exemplo, por dois homens ou duas mulheres. E Emojis de profissões, que antes mostravam apenas homens, passaram a representar também mulheres.

 

A galera não perdoa!

Alguns emojis viraram piada entre os usuários por conta de pequenos erros gráficos. Um deles é a espuma do copo de cerveja, que mostrava o líquido separado da espuma.

 

Qual é o lugar certo do queijo no lanche? Esse debate fez o Google modificar o emoji de hambúrguer em 2017. Isso porque o queijo estava colocado embaixo da carne – uma coisa que ninguém faria na vida real, não é?!

Na época, até o CEO do Google se pronunciou e disse que “largaria tudo para resolver a questão”. Um mês depois estava tudo resolvido e o emoji ficou assim:

 

Emojis para ajudar as pessoas

Atualmente, um grupo de pesquisadores está promovendo uma campanha para criar um emoji que simbolize um terremoto.

Segundo eles, os emojis são a linguagem que se desenvolve mais rápido no mundo e, por isso, a figura ajudaria a reduzir o número de fatalidades em meio a um desastre natural.

E a galera pode até ajudar na criação do emoji! Os interessados precisam mandar uma sugestão para o site oficial, que depois pode ir para uma votação no Twitter. A figura mais votada deve virar emoji até o fim do ano.