As emissoras de TV estão cada vez mais investindo na produção de conteúdo digital para atrair o público. Além de contarem com influenciadores em programas, novelas e séries, muitas criaram plataformas dedicadas exclusivamente à internet.

:: Leia também: Emissoras de TV apostam em youtubers para atrair público jovem para novelas e séries ::

Conheça algumas das divisões digitais de emissoras de TV e como elas atuam na produção de conteúdo.

 

VIU Hub – Globosat

Com o objetivo de oferecer conteúdo digital focado em redes sociais e influenciadores, a Globosat lançou em 2016  a VIU Hub.

São duas áreas de atuação: a de conteúdo, a fim de potencializar os talentos de influenciadores da rede; e a de soluções com marcas, que inclui diversos segmentos para parcerias.

Em 2018, a VIU lançou seu primeiro projeto original, o canal da Thaynara OG. A influenciadora já havia participado de diversas parcerias com a plataforma, como cobertura de eventos no Multishow e GNT, além do canal Minha Vida é Kiu, no YouTube.

 

 

SBT – Maior emissora de TV no YouTube

Em junho de 2018, o SBT se tornou a maior emissora do mundo no YouTube. Já são mais de 5,8 milhões de inscritos no canal, números maiores a britânica BBC, por exemplo, que conta com 5,1 milhões.

O SBT conta com mais de 20 canais associados no YouTube, o que faz com que a emissora chegue à marca de 37 milhões de inscritos.

Um dos diferenciais do SBT no YouTube é que a emissora disponibiliza na íntegra os programas. São capítulos inteiros de novelas como Carinha de Anjo, ou então programas completos, como o The Noite.

Os números positivos são fruto de mudanças e investimentos nas plataformas digitais que o SBT vem fazendo nos últimos meses. Um dos destaques da divisão digital da emissora é a produção de conteúdo para marcas, o chamado Branded Content.

 

Peanuts – RedeTV!

A RedeTV! também está investindo na sua divisão digital, a Peanuts, que irá contar com youtubers e produtores para criarem materiais para o público jovem.. A ideia é produzir conteúdo intermídia, para plataformas na internet e para a TV.

A emissora está construindo estúdios, equipamentos e contratando pessoas especialmente para a Peanuts. O orçamento da RedeTV! é de cerca de R$ 35 milhões, de acordo com o UOL Tecnologia.

O primeiro programa produzido nestes moldes, e voltado para o universo digital, será o Entubados. O lançamento do reality show será em setembro e vai contar com a participação de youtubers.

Essa vai ser a terceira edição do Entubados e a primeira em que a RedeTV! produz ao junto com o Canal Sony. Participaram das outras edições youtubers como Camila Loures, Maíra Medeiros, Rato Borrachudo, Lucas Lira e Taciele Alcolea.

O canal do YouTube da RedeTV! já conta com mais de 4 milhões de inscritos. Os vídeos têm conteúdo voltados a entretenimento, culinária, futebol, entre outros.