Em uma pesquisa realizada pela Viacom International Media Networks, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, mostrou o Brasil como país em destaque – atrás apenas dos EUA – em horas semanais de uso da internet entre as crianças de 2 a 5 anos. Os EUA lideram o ranking somando 25 horas semanais dos pequenos na internet, enquanto o Brasil ficou com 21 horas.

O objetivo da pesquisa, chamada Little Big Kids, era entender como as famílias ao redor do mundo estão se relacionando e educando seus filhos. Com a tecnologia cada vez mais relevante na rotina da sociedade, muitos dados de referência sobre a relação das crianças com a internet foram coletados.

“De tempos em tempos, um novo grupo de crianças em idade pré-escolar amadurece, por isso é fundamental examinar e reexaminar essa importante etapa da vida. Com o Little Big Kids estamos vendo como as mudanças nas formas de criação estão afetando essas crianças e como as tendências continuam impactando-as à medida que crescem como crianças, adolescentes e adultos”, declarou Christian Kurz, Vice-Presidente Sênior de Global Consumer Insights da Viacom.

O estudo foi realizado com 6.500 famílias de 12 países ao redor do globo: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Estados Unidos, México, Holanda, Filipinas, Polônia, Rússia, Suécia e Reino Unido. A pesquisa reuniu informações através de diários digitais, pesquisas online e vivências etnográficas. Inclusive, a Viacom equipou as crianças com câmeras GoPro para conseguir enxergar de forma muito clara o que esta faixa etária explora e enxerga.

A Little Big Kids mostrou três tendências relevantes de comportamento das crianças em idade pré-escolar:

Apesar disso, os benefícios superam os medos em relação à  tecnologia: 72% afirmam que a tecnologia está tornando seus filhos mais inteligentes!