Rafinha Bastos

Youtuber

Personal Info

  • Onde mora: São Paulo
  • Nascimento: 05/12/1976
  • Signo: Sagitário
  • Segmento: Entrevista
Social:

Biography

Rafinha Bastos é um jornalista gaúcho, que ganhou destaque com seus shows de stand up comedy e foi um dos primeiros brasileiros a produzir conteúdo para o YouTube.

Ele morava em Porto Alegre, onde trabalhou em emissoras como a TVE RS, TV Cultura local; e a RBS TV, filiada da Rede Globo. Em paralelo à carreira jornalística, produzia vídeos para a Página do Rafinha, site que alimentava com paródias de videoclipes famosos.

Após sofrer um acidente de carro, mudou-se para São Paulo com o dinheiro que recebeu do seguro. Sem nada a perder, foi buscar novas oportunidades na capital paulista, por volta de 2002. Enquanto passou um ano sem conseguir emprego, o sucesso na internet era cada vez maior. Os primeiros vídeos do canal do YouTube de Rafinha Bastos, de 2006, são gravações amadoras de seus shows de stand up comedy. Ao ganhar visibilidade na rede, foi chamado para participar do programa da Band, CQC, dividindo a bancada com Marcelo Tas e Marco Luque.

Também comandou o programa jornalístico A Liga. Rafinha Bastos ficou na emissora entre 2008 e 2011, quando se envolveu em uma polêmica com a cantora Wanessa Camargo, dizendo, durante uma edição do CQC, que “comeria” a cantora e o bebê que ela estava esperando. O caso ganhou repercussão nacional, o jornalista foi processado pela artista e acabou se afastando da emissora.

Em 2012, teve uma passagem pela RedeTV!, onde apresentou e foi produtor executivo do Saturday Night Live. No mesmo ano, lançou o programa A Vida de Rafinha Bastos, na FOX.

Em 2013, abandonou a televisão e passou a se dedicar ao canal do YouTube. Foi quando estreou o quadro 8 Minutos, entrevistando personalidades da internet e da mídia tradicional. O lançamento do programa de entrevistas na internet foi com o comediante Carlos Alberto de Nóbrega. De lá para cá, o quadro vem ganhando cada vez mais um tom descontraído de conversa de bar.

Ao longo da carreira na internet, Rafinha Bastos foi precursor na criação de conteúdo em vídeo e um dos primeiros a explorar o formato vlog no YouTube Brasil. Ele também já foi a personalidade mais influente do Twitter no país, em 2011, eleito pelo jornal The New York Times, quando possuía 1,6 milhão de seguidores na rede social. O youtuber foi um dos escolhidos para participar da produção Internet – O Filme.


Caso você queira alterar alguma informação, ou acrescentar algo novo, clique aqui e nos ajude a oferecer conteúdo de qualidade.

Filmography

x