A partir de agora qualquer usuário do Instagram pode solicitar um “selinho azul” para o seu perfil.  Até o momento, as contas eram verificadas por iniciativa do próprio Instagram, que notificava apenas os perfis mais seguidos de usuários famosos ou grandes empresas.

Por uma questão de segurança, a rede social facilitou o processo de verificação de contas. Agora qualquer pessoa que julgar necessário pode pedir o selinho que atesta a autenticidade  do seu perfil, evitando o incômodo das contas fakes.

Atualmente existe até um mercado negro na internet que vende o selinho azul.

 

Como conseguir a verificação?

Basta entrar nas Configurações do app do Instagram e selecionar “Solicitar Verificação” ou “Request Verification”.  Você terá que fornecer documentação pessoal ou da sua empresa. O Instagram poderá aceitar ou recusar seu pedido. Caso seja aceito, o selinho azul aparecerá imediatamente ao lado do seu nome.

 

instagram-verificado

 

Segurança no Instagram

O Instagram também disponibilizou outros novos recursos com foco em segurança, com o objetivo de identificar se as contas são de fato quem dizem ser. Agora haverá uma verificação em duas etapas para fazer login no app. Uma com com o Google Authenticator e outra com o Duo Mobile Authentication App.

Outro novo recurso é a seção “Sobre esta conta”, em que as contas públicas poderão publicar informações sobre seu histórico de publicações e mudanças na rede social.

 

instagram-conta

Além de proteger os perfis autenticados, estas medidas foram adotadas com a intenção de minimizar a disseminação de notícias e informações falsas na rede.

 

Leia mais: YouTube avisa quanto tempo você passa assistindo vídeos