Se você é criador de conteúdo já deve ter ouvido falar em mídia kit, certo? Esse material é entregue para agências e marcas para negociar de ações publicitárias. É nele que você deve colocar, de maneira profissional, quem você é como influenciador. O material deve ter um design agradável e todas as informações de público e engajamento, mas não se desespere! Vamos explicar como montar um mídia kit e o que você precisa colocar no seu para conseguir boas parcerias.

Mas antes de falarmos sobre isso, temos que lembrar que o Mídia Kit é importante para que as marcas possam conhecer o seu perfil como criador de conteúdo e entender se o seu público tem conexão com o público dela.

Como montar um mídia kit

É claro que não existe uma fórmula perfeita, mas algumas informações são quase obrigatórias no Mídia Kit. E é sempre bom lembrar de ser claro e objetivo, afinal, as marcas recebem dezenas de materiais de criadores de conteúdo.

  1. Comece com uma apresentação visual, é bacana colocar uma foto sua e o nome do seu canal ou seu nome. Então, se você tiver um logo, é bacana colocar também.
  2. Resuma o seu conteúdo, quais assuntos você aborda, o segmento, frequência de postagem e toda as informações que você achar importantes sobre o conteúdo que produz.Fale sobre a sua audiência nas redes sociais.
  3. Coloque números como quantidade de seguidores ou inscritos, faixa etária, região e gênero do seu público.
  4. Não podem faltar os números de engajamento das suas redes. Alcance, visualizações e índice de retenção do vídeo, por exemplo, são métricas importantes para as empresas e você pode encontrá-las nas ferramentas de Analytics das plataformas.
  5. Inclua um slide com os seus valores. Informe quanto você cobra por um product placement – isso é, aparecer usando determinado produto ou serviço -, um spot ou um vídeo de conteúdo especial. Esses números são cruciais para a decisão da marca de seguir ou não trabalhando com um criador.

Leita também: O que é youtube analytics?

Outras dicas

Em entrevista para a youpix, alguns executivos de marcas revelaram o que avaliam quando recebem um mídia kit de influenciador e um dos pontos citados foi sobre a objetividade do material, já que eles não costumam ter tempo para ler muitos slides. Outro ponto importante é sobre a apresentação de cases com marcas ou cases pessoais, caso você seja novo nessa área.

Já falamos sobre a importância do design, mas é bom reforçar, ainda que seu conteúdo seja ótimo, a primeira impressão é a da organização e hierarquia de informações. Então dedique um tempo para deixar os slides de acordo com a sua identidade visual.

Qual informação você acha que não pode faltar em um Mídia Kit? Conta pra gente no Twitter @CriadoresiD.