No Brasil, mais de 140 milhões de pessoas utilizam as redes sociais e 71% é ativa no Instagram. Por isso, você deve estar atento à plataforma e na estratégia utilizada pela sua empresa. Veja 10 dicas para te ajudar a crescer no Instagram.

1.Saiba qual o seu objetivo

Impossível fazer algo sem saber qual o objetivo, certo? Você precisa refletir sobre o que é importante para a empresa e o que ela quer atingir com o Instagram. Vendas, reconhecimento e posicionamento de marca são objetivos comuns e que podem ser atingidos com o Instagram.

2.Entenda o Instagram

Você deve ter notado que no tópico acima eu falei de uma maneira mais visual e é bem literal mesmo. Goste ou não, o Instagram é muito visual e, se você busca engajamento, é preciso se preocupar com a estética das fotos. Se você não busca engajamento, leia o último tópico desse post com atenção. Mas espera, não desce para ler agora, ainda tem bastante texto pela frente.

Outro ponto que deve ser valorizado é a interação. No geral, as pessoas usam o Instagram para se relacionar com contas pessoais (sejam amigos, influenciadores digitais ou grandes celebridades) e as marcas poderiam até ser esquecidas. Mas por que ninguém esquece do Instagram da Netflix, por exemplo? Se você analisar, fica claro que a interação faz parte da estratégia de conteúdo e muitos fãs fazem questão de serem respondidos por eles.

3.Entenda o público da SUA marca

Alguns produtores de conteúdo adoram falar “as pessoas gostam disso no Instagram”. Sério? Então quer dizer que todas as pessoas que usam o Instagram têm o mesmo gosto? Um bilhão de usuários ativos na plataforma e todos eles são iguais? Claro que não!

Entenda que cada perfil possui um público específico e que é com ele que você precisa conversar. Não tenha medo de perguntar o que os seguidores gostam e querem ver por ali. Afinal, é para eles que você está produzindo conteúdo.

4.Esteja sempre presente

Se você fizer um post no feed por mês, não publicar stories e não interagir com os seguidores, dificilmente alguém vai lembrar do seu perfil. São milhões de perfis produzindo conteúdos incríveis a cada segundo.

Os stories podem (e devem) estar sempre atualizados. Uma pesquisa da Delmondo de 2019 mostrou que quanto mais stories postados, maior alcance e impressões no mês. Mas isso não é motivo para exagerar. Encontre uma faixa ideal que não sature os seguidores mas também não faça com que eles esqueçam de você.

Leia também: Como usar os stickers do Instagram.

5.Crie um planejamento

É quase impossível você decidir as postagens horas antes da publicação e conseguir um bom resultado. Planejamento não é apenas escolher temas para posts, mas fazer análises e entender quais editorias funcionam ou não, quais horários são melhores para publicação, quais os assuntos de interesse de seu público e até quem é o seu público.

Mas lembre-se que mesmo um bom planejamento passa por mudanças. E às vezes ela chega às 17h59 de uma sexta-feira. Esteja preparado para isso.

6.Faça testes

Seguir um planejamento não é desculpa para não inovar. Faça testes sempre. Teste horários, dias da semana, tipos de conteúdo, formatos. Analise e entenda o que pode entrar no seu planejamento.

7.Esteja preparado para errar

Não importa o quão perfeito o seu planejamento seja, uma hora você vai errar. E tá tudo bem. Só não se apegue às estratégias antigas apenas pelo trabalho que elas geraram. Seja criativo e proponha mudanças em cima dos erros.

8.Acompanhe os dados

Esse é um dos maiores aprendizados que você pode ter. Acredite, acompanhar as métricas de cada post muda TUDO.

Então não pense em fugir dos números. Acredite, eles podem ser seus melhores amigos e devem guiar a sua estratégia para que ela seja duradoura.

Receita, sessões, taxa de engajamento e alcance são métricas comuns para redes sociais, mas tudo depende do objetivo da sua marca, é claro.

9.Engajamento

Quantas vezes você já ouviu que não importa o engajamento de um post, apenas as vendas? Isso é bem comum, mas sem engajamento você não tem alcance e, se você não alcança as pessoas, não vende para ninguém.

10.Automação

Engajamento é importante, mas não é desculpa para usar automação, ok? Sério, automação é uma coisa irritante. Ela prejudica o seu perfil e costuma atrair um público super aleatório que, no final, vai fazer você ter um número alto de seguidores mas um engajamento baixíssimo.

Quais as estratégias usadas por você para crescer no Instagram? Conta pra gente no Twitter @CriadoresiD.