O grande chef Renato Carioni decidiu compartilhar sua experiência na cozinha com o público criando um canal no YouTube! O cara por trás da cozinha do renomado Così, de São Paulo, agora ensina a fazer receitas de forma fácil e descontraída nos vídeos. O canal estreou nesta quarta-feira (16/11) e faz parte da Rede Dia Estúdio.

A primeira receita é de Popetone, com imagens de dar água na boca. A galera já pode esperar muitos pratos deliciosos para aprender toda semana. Apesar da estreia no meio da semana, os vídeos serão postados toda segunda-feira. A produção é da LMalta Filmes e direção de Luisa Malta.

Renato é catarinense de Florianópolis e a paixão pela cozinha veio de casa. Seu pai era dono de um restaurante, a mãe doceira e a avó também era conhecida pela habilidade na cozinha. Foi embora para o interior de São Paulo para estudar gastronomia no Senac.

Depois de formado e com dois anos de experiência, ganhou as cozinhas do mundo. Passou pelos premiados Ritz (Londres), Enoteca Pinchiorri (Florença), Château Chèvre d’Or (Cannes) e, já no Brasil, o Cantaloup (São Paulo). Então chegou a hora de criar seu próprio negócio: o Così, que ganhou renome na capital paulista.

O canal no YouTube é um novo desafio na carreira do chef. Em entrevista, Renato Carioni conta mais sobre o que esperar do seu lado youtuber.

Criadores iD: Você comanda a cozinha de Così, um dos restaurantes mais badalados de São Paulo. O que te motivou a levar sua experiência para um canal no YouTube?

Renato Carioni: O que me motivou a começar o canal foi dividir com as pessoas a paixão pela gastronomia e provar que todo mundo pode fazer comida boa sem sofrer, mostrando as facilidades e não as dificuldades. Na verdade, a ideia não é nem ensinar a receita, é ensinar a cozinhar mesmo, para que as pessoas depois possam adaptar aquilo que elas viram. Internet é uma coisa muito ampla, então um cara que está na região Norte do país, que for assistir ao vídeo não vai ter acesso aos mesmo ingredientes que eu estou usando ali na hora, o que eu quero é que ele consiga fazer o prato mesmo sem os ingredientes iguais. É mais tentando ensinar o jeito do que a própria receita em si.

Criadores iD: A proposta do restaurante é oferecer uma cozinha fresca, mas sem frescura. O público pode esperar o mesmo dos vídeos?

Renato Carioni: Com certeza o canal segue a mesma linha do restaurante, “cozinha fresca, sem frescura”, desmistifica a cozinha em si, mostrar para as pessoas que é fácil fazer. Não vai ter nada muito elaborado, muito chic, é uma coisa mais que as pessoas possam reproduzir em casa mesmo

Criadores iD: Para quem já passou por restaurantes premiados internacionais de Londres, Florença e Cannes, o que espera desta nova aventura na internet?

Renato Carioni: Espero poder divulgar mais meu trabalho, fazer com que meu restaurante fique mais conhecido, que me abra portas para mais consultorias, que eu já faço bastante. E, ao mesmo, tempo tentar monetizar isso.

Criadores iD: Culinária é um grande segmento dentro do YouTube. Acompanha algum canal?

Renato Carioni: Não acompanho nenhum canal específico, mas assisto bastante coisa. Gosto bastante da proposta do Jamie Oliver, que faz uma coisa bem despojada, esse é o grande segredo dele, a simplicidade com que apresenta as coisas. Então a gente vai tentar seguir mais ou menos essa linha.

Criadores iD:  A especialidade do Così é a cozinha italiana. Nos vídeos você vai explorar outras receitas?

Renato Carioni: Com certeza a gente não vai ficar só na cozinha italiana, vamos partir para todas as direções, até porque a gente espera que o canal se alimente com as sugestões dos inscritos. Então o que a galera pedir, a gente vai fazer.

Criadores iD: Qual será o maior desafio em trabalhar com internet?

Renato Carioni: O maior desafio de trabalhar com a internet é que a gente vai dar a cara a tapa realmente. Todo mundo vai poder dar a sua opinião sobre o assunto, a galera fala o que pensa mesmo, isso vai ser para mim a parte mais difícil. Vamos tentar dar menos bola fora possível para a galera não pegar muito no pé.