Celebridades do Instagram que não existem na vida real: isso é possível?
- Por Criadores ID
- Categoria: Internet
- Clicks: 658
Os influenciadores digitais têm provocado uma revolução no mercado publicitário nos últimos anos. As marcas deixaram de apostar apenas em celebridades da TV, do esporte ou da música e voltaram o foco às celebridades da internet para suas campanhas.
Muito disso se deve ao fato de que os influenciadores digitais compartilham na internet o seu dia a dia, que é parecido com o dos seguidores e gera identificação com público. E a chave para o sucesso é justamente a proximidade com a vida real.
Porém, começaram a surgir perfis que passam bem longe da vida real. São os influenciadores virtuais, celebridades da internet que não existem de verdade e impactam milhares de seguidores.
No ano passado, uma foto de Shudu Gram viralizou na internet e, em pouco tempo, fez a desconhecida modelo se tornar uma celebridade do Instagram. Sua beleza atraiu milhares de seguidores, que moveram uma busca pela sua identidade.
Mas eles não sabiam que, na verdade, Shudu é uma criação gráfica.
O fotógrafo britânico Cameron-James Wilson decidiu revelar a verdadeira história de Shudu depois que marcas começaram a entrar em contato para campanhas.
Ele disse que criou a imagem da modelo apenas por pretensões artísticas e não esperava que se tornasse uma influenciadora digital.
Shudu soma mais de cem mil seguidores em seu perfil no Instagram. Não há muitas publicações e, em média, suas fotos têm cerca de 12 mil likes.
A foto mais curtida apresenta Shudu como a Primeira Supermodelo Digital do Mundo. Nos comentários, há um debate entre os seguidores.
Alguns questionam por que Cameron-James Wilson criou Shudu ao invés de contratar uma modelo negra da vida real. Em contrapartida, outros insistem que este é apenas um trabalho artístico.
Em fevereiro deste ano, outra foto de Shudu fez sucesso. A Fenty Beauty, marca de maquiagens da cantora Rihanna, publicou uma foto da modelo no Instagram usando um batom laranja de sua coleção.
A jovem Miquela tem um perfil no Instagram com mais de um milhão de seguidores. Suas fotos revelam interesse por moda e beleza, o que fez a revista Vogue chamá-la de It Girl Fictícia.
Sua identidade ainda é um mistério e não se sabe quem está por trás do perfil, o que deixa os seguidores divididos em saber se ela é real ou não.
Além das fotos no estilo It Girl, Miquela utiliza seu Instagram para apoiar causas sociais, como a Black Lives Matter.
Um de seus fãs, Anthony Reyes, disse em entrevista à BBC que o ativismo de Miquela provocou fascínio. Ele ainda completou falando que “Miquela é Miquela, não importa se ela é real ou virtual”.
Os profissionais de marketing têm opiniões divididas sobre os influenciadores virtuais. Muitos acreditam que essa é uma maneira de apostar em diferentes formatos para publicidade, já outros afirmam que a falta do aspecto humano faz diferença e não gera conexão emocional.
E à medida que as criações virtuais se aprimoram, mais difícil é distinguir o real do virtual.
Prova disso são os seguidores de Miquela, que ainda debatem sobre sua existência. Um comentário resume o sentimento de muitos: “Obviamente, é uma coisa falsa, mas a pessoa por trás dela é real, então seja gentil com ela”.