Rafinha Bastos

Canal

  • Criadores:
    Rafinha Bastos
  • Data de criação:
    17 de mai de 2006
  • Segmento:
    Entrevista

Sobre

Rafinha Bastos é um dos precursores do YouTube no Brasil. Criou seu canal em 2006 e continua, até hoje, postando vídeos na plataforma. Seus primeiros vídeos foram de gravações amadoras de stand up comedy em que explorava seu lado comediante. Com o sucesso de seus shows de humor, o jornalista ficou famoso e foi para a TV.

Pode-se dizer que o primeiro vlog do seu canal é de 2008. No vídeo, Rafinha Bastos grava sua reação enquanto o vizinho faz uma “sinfonia” durante a manhã com uma reforma. Ele conversa com o público por meio de anotações nos vídeos. Os vlogs foram ficando mais frequentes a partir de 2010, época em que despontaram youtubers vloggers como PC Siqueira e Felipe Neto, mas ainda sem uma frequência estabelecida.

No canal de Rafinha Bastos estão postados trechos separados do seu DVD de stand up comedy, A Arte do Insulto. Os vídeos mostram quatro trechos e foram publicados em 2011.

Depois de sair da Band e de passar pela emissora RedeTV!, Rafinha Bastos decidiu dedicar-se ao canal do YouTube, onde viu que teria liberdade de conteúdo e poderia se valer das habilidades de comediante e jornalista para produzir bons vídeos.

Nesse contexto, surgiu o quadro 8 minutos, em que o youtuber entrevista semanalmente famosos, tanto da mídia tradicional quanto da internet. O nome vem da duração média das conversas editadas, oito minutos. Quando excede o tempo de entrevista, ela costuma ser dividida em duas partes, que são sempre postadas juntas.

O 8 minutos estreou em 2013, com Rafinha Bastos indo à casa do comediante Carlos Alberto de Nóbrega. Com o tempo, o quadro assumiu um caráter mais de “conversa de bar”, com um cenário que contribui para esta ideia.

Desde agosto, Rafinha Bastos tem intercalado o quadro com vlogs no canal. Foi uma opção que levou o youtuber a apresentar ainda mais sua personalidade e sua opinião, deixando seu lado mais jornalístico para as entrevistas.


Caso você queira alterar alguma informação, ou acrescentar algo novo, clique aqui e nos ajude a oferecer conteúdo de qualidade.

x