Manual do Mundo

Canal

Sobre

Manual do Mundo é o canal em que o jornalista Iberê Thenório e a esposa, Mari Fulfaro, fazem vídeos de experimentos, receitas e mágicas. No YouTube desde 2008, a história do Manual do Mundo teve início variando entre conteúdo didático, ensinando por exemplo a fazer multiplicação sem tabuada, receitas superfáceis, como pipoca de micro-ondas, e dicas de facilidades domésticas.

Tudo começou quando Iberê e Mari mudaram-se da cidade de Piedade para capital paulista e viram que a maioria das pessoas não sabia fazer pequenos consertos. Foi então que surgiu a ideia de criar um canal do YouTube que ensinasse a solucionar problemas caseiros.

O Manual do Mundo foi ajudando muita gente com suas dicas e aguçando a curiosidade dos fãs com seus experimentos. Hoje é uma referência no YouTube como produtor de conteúdo científico e educativo. O canal exige dedicação diária de Iberê Thenório e Mari para elaborar as pautas e gravar os vídeos, o que fez com que o casal abandonasse os empregos tradicionais e decidisse empreender na internet.

Muitos professores utilizam as produções da dupla como material de apoio em suas aulas de Química e Física, pois às vezes não têm como demonstrar na prática os conceitos abordados. Assim, os vídeos para o YouTube acabam sendo um bom jeito de captar a atenção da garotada.

Em outubro de 2015, o Manual do Mundo ganhou uma série na PlayTV, emissora de TV fechada. Foram 24 episódios, com 15 minutos de duração cada. O canal do YouTube também rendeu o livro Manual do Mundo – 50 Experimentos para Fazer em Casa, de autoria de Iberê Thenório e do químico Alfredo Luis Mateus.


Caso você queira alterar alguma informação, ou acrescentar algo novo, clique aqui e nos ajude a oferecer conteúdo de qualidade.

x