O amor entre mulheres tornou-se o principal tema de um filme de curta-metragem idealizado e produzido pelo Canal das Bee.  Na noite de ontem (13/12) os criadores do canal – Fernanda Soares, Herbet Castro e Cecília Pompeia receberam convidados e alguns fãs em uma noite de pré-estreia. Para o grande público, o curta intitulado “A Janela” estreia hoje, às 18h, no canal.

O filme conta a história de Sam, uma jovem norte-americana que conhece Alice em uma visita ao Brasil. As duas se apaixonam. Sam se encanta com a força de Alice, seu engajamento político e sua leveza ao encarar a vida. Alice se apaixona pela inocência de Sam, sua vontade de aprender e explorar o mundo. “A Janela” acompanha as dificuldades que elas passam para manter o relacionamento à distância apesar das mudanças que cada uma enfrenta em seu país.

amor entre mulheres

Fernanda Soares, que roteirizou e dirigiu o filme, conta que ele surgiu como um trabalho de conclusão de seu mestrado em Cinema pela Ohio University, nos EUA. Junto com a co-roteirista Rebeca Puig, Fernanda escreveu uma história que conectou a realidade estadunidense com a brasileira e explorou diversas questões políticas envolvidas na causa LGBT.

As personagens Sam e Alice foram livremente inspiradas em mulheres que Fernanda conheceu ao longo da vida. “Acho que além de ser uma história de amor entre duas mulheres, é uma história de amor com a nossa própria existência enquanto mulheres que amam outras mulheres e de resistência quando o mundo ainda insiste em dizer que a gente não existe” – explicou ela.

amor entre mulheres

Um dos principais desafios enfrentados na produção independente de “A Janela” foi o orçamento. Além de contar com centenas de fãs que doaram dinheiro em um financiamento coletivo, o Canal das Bee também recebeu diferentes tipos de contribuições tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Diversos youtubers de peso também fizeram questão de contribuir. Jout Jout, Ana Paula Xongani, Mandy Candy, Hugo Nasck, Lucca NajarNataly NeryLorelay FoxHel Mother marcaram presença no curta-metragem.

amor entre mulheres

O Canal das Bee é uma referência quando se trata de diversidade e discussão de gênero no YouTube Brasil. A equipe aborda pautas importantes sobre questões sociais em produções que costumam ser descontraídas e didáticas, trazendo convidados ilustres para contar suas vivências e aprendizados dentro da militância em que se inserem.

De acordo com Fernanda, o curta é um primeiro passo do canal para dentro da ficção. Está nos planos incluir mais conteúdos assim em 2019. “A dramaturgia tem o poder de trazer empatia e acho que dispersar empatia é essencial para o mundo que vivemos”- justificou ela.