Ao subir um vídeo no youtube e ativar a monetização, alguns criadores podem encontrar um ícone verde, indicando que o conteúdo pode ser monetizado, ou um ícone amarelo, que indica limitação de anúncios. Essa é a forma  de evitar problemas e violações das regras da comunidade. Mas, nas últimas semanas o ícone amarelo se tornou mais frequente e aparece até mesmo em vídeos que não violam as regras. Em uma tentativa de evitar desmonetização de produtores, o youtube criou o programa de autocertificação.

O programa, que ainda está em teste, busca diminuir a quantidade de vídeos marcados com o ícone amarelo.

O que é o programa de autocertificação do youtube?

Para os criadores de conteúdo participantes do programa são feitas perguntas ao subir um vídeo no canal. São oito respostas relacionadas ao conteúdo do vídeo e às regras da comunidade, como linguagem imprópria e conteúdo adulto.

Mas, ao classificar o vídeo, as suas respostas ainda são comparadas com as do sistema do YouTube para garantir um processo cada vez mais assertivo.

A ideia é que cada vez menos o ícone amarelo de limitação de anúncios apareça para os criadores.

Leia também: 8 dicas para crescer no YouTube.

Como fazer parte do programa?

Como o programa de autocertificação do youtube ainda está em fase de testes e, por enquanto, foi liberado apenas para alguns canais. Mas logo deve estar disponível para todos os canais.

Para saber mais sobre o programa, leia o artigo completo na página de suporte com uma visão geral do programa.

Os seus vídeos costumam ser marcados com o ícone amarelo? Conta pra gente no Twitter @CriadoresiD.